Coberturas
Cotema recebe vereador Iraguassu Filho
Home Últimas Notícias Cotema recebe vereador Iraguassu Filho

O vereador de Fortaleza, Iraguassu Filho, participou na última quarta-feira(11/3) de reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente (Cotema) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A pauta foi a cadeia produtiva da reciclagem, coleta seletiva e sacolas plásticas.

Antes da reunião, o vereador reuniu-se com representantes do Sindiverde, Sindquimica e Sindiembalagens, além do corpo técnico da FIEC, para discutir mais profundamentes os temas. De acordo com o presidente do Sindiverde, Mark Pereira, foi formado um grupo de trabalho para acompanhar as pautas de interesse do setor industrial e encaminhar sugestões que possam melhorar as condições de negócio das indústrias.

O vereador afirmou que o objetivo é construir uma convergência de interesses da indústria, da sociedade e do meio ambiente. “Estamos aqui para dialogar sobre mudanças de legislação, proposição de novas legislações, com o intuito de desenvolver a cidade de Fortaleza”, afirmou. De acordo com o vereador, as discussões se pautam nos conceitos de cidades sustentáveis e inteligentes. “A educação ambiental é muito importante, assim como a coleta seletiva, mas também o desincentivo ao uso de determinados materiais e o incentivo ao uso de outros”, completou. O parlamentar afirmou que está dialogando com instituições como a FIEC, Fecomércio, Abrasel, movimento ambientalista, entre outros, para construir essa convergência.

Ao final da reunião, houve a entrega de certificados de neutralização de emissão do CO2 emitido pela realização da ExpoRecicla, evento realizado pelo Sindiverde, de 13 a 15 de junho, no Centro de Eventos. A neutralização foi feita por meio do plantio de 120 mudas de plantas no SESI Parangaba. Receberam o certificado o Sindiverde, o SESI e a Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (URBFor), parceira na iniciativa.

Pautas da reunião do Cotema
Também foram temas da reunião do Cotema: apresentação da Usina de Reciclagem, parte do Projeto Cidade Sustentável; apresentação da Eco Ventures Brasil, empresa que detém a tecnologia para fabricação de plásticos biodegradáveis, com certificações nacionais e internacionais, pelo diretor executivo de operações na América Latina, Sidinei Teixeira Leite; e debate sobre as exigências vinculadas à titulação do proprietário do solo para extração mineral, com participação do presidente do Simagran, Carlos Rubens.

Veja Mais