Coberturas
Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é homenageado na Câmara Municipal
Home Últimas Notícias Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é homenageado na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, através do Requerimento nº 180/2020, do vereador Iraguassú Filho (PDT), Sessão Solene para homenagear o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-Fortaleza) em razão do aniversário de 10 anos. O evento aconteceu no Plenário Fausto Arruda e contou com a presença de profissionais da área.

De acordo com Iraguassú Filho, “a existência do CONSEA é condição indispensável para o acesso a recursos, acompanhamento e efetivação de políticas públicas específicas. Celebrar os 10 anos do Conselho é também reforçar o compromisso do controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar, além de não permitir retrocessos”.

Durante a solenidade foram homenageadas com a entrega de certificados as seguintes pessoas: Sofia Coeli Guerra; Ana Maria de Freitas; Iraguassú teixeira; Gláucia Lima; Ricardo Kaminski, representado por sua mãe Walkiria Kaminski; Sarah Braga; Orisvânia Barreto; Professora Helena Selma; Claúdio Ricardo; Rosinete de Oliveira e Maria Cristina Silna – Cristina Poeta (in memoriam).

Em nomes nos homenageados, a presidente do CONSEA – Fortaleza, Lara Mendes, ocupou a tribuna para agradecer a homenagem em alusão aos 10 anos do Conselho e ressaltou a importância e dedicação dos conselheiros em prol da segurança alimentar da sociedade. Lara ainda destacou os avanços da segurança alimentar ao longo dessa década.” Agradeço ao corpo técnico do CONSEA, aos conselheiros que lutam e se dedicam diariamente para que essa política de segurança alimentar seja realmente levada para toda a sociedade de Fortaleza”, concluiu.

Compuseram a mesa da solenidade as seguintes autoridades: Vereador Iraguassú Filho, propositor da homenagem; a senhora Lara Silva, presidente do CONSEA – Fortaleza; senhora Malvinier Macedo, presidente do CONSEA – Ceará; Cláudio Ricardo Gomes, Presidente da Fundação Citinova; Sílvia Figueiredo, Coordenadora de Segurança Alimentar da SDHDS; Rose dos Santos, Secretária Geral do CONSEA e o ex-vereador e ex-conselheiro do CONSEA, Iraguassú Teixeira.

CONHEÇA O CONSEA

O CONSEA Fortaleza, instituído pela Lei Municipal 9.564/09, é órgão do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional /SISAN, instância de articulação entre o Governo Municipal e a Sociedade Civil, de caráter consultivo, com finalidade de assessorar o Poder Executivo na formulação de políticas públicas e na definição de prioridades que visem a garantia do direito à alimentação adequada e, consequentemente, direito à Saúde.

O Conselho é composto por 24 pessoas, sendo dois terços de representantes da sociedade civil e um terço com representantes do Poder Público Municipal. O órgão conta atualmente com quatro Câmaras Temáticas Permanentes, designadas pelo Plenário para encaminhar discussões, estudos e propor medidas em seu âmbito de atuação. São elas:

Câmara 1: Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;
Câmara 2: Produção, Abastecimento e Consumo Alimentar;
Câmara 3: Educação, Saúde, Nutrição e Cultura Alimentar;
Câmara 4: Políticas, Programas e Ações para grupos populacionais específicos ou em situação de insegurança alimentar e nutricional.

 

 

 

 

ASCOM/CMFOR

Veja Mais