
Corajosos, afetuosos, espertos e divertidos. Essa é a nossa turminha do Espaço Evoluir, que chegou para inspirar, educar e divertir toda a população ao tratar de temas e ações relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e à síndrome de Down. E os nomes dessa turminha foram escolhidos em consulta pública no Instagram da Câmara. São eles: Chico, Luzia, Tom e Cacá.
A votação encerrou no domingo (20) em uma ação que envolveu o fortalezense em torno de um projeto em desenvolvimento na Câmara, o Espaço Evoluir. Em abril, a Casa do Povo criou, por meio do Projeto de Lei Complementar nº 18/2025, o Espaço Evoluir que oferecerá assistência especializada, com atendimento multidisciplinar, crianças e adolescentes com TEA e síndrome de Down de servidores da Câmara e da comunidade do entorno.
Conheça a nossa turminha

Cacá
Uma referência ao grande escritor José de Alencar que nos lembra do potencial e das infinitas possibilidades das crianças neurodivergentes.

Chico
Um nome afetuoso e forte em homenagem a Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, nosso grande abolicionista e símbolo de coragem e liberdade em Fortaleza.

Luzia
Uma homenagem à Terra da Luz nossa Fortaleza. O nome representa a ancestralidade e o orgulho de ser a primeira da família a nascer aqui.

Tom
Inspirado no humor alegre e na leveza do cearense Tom Cavalcante. um nome cheio de empatia e carisma.
A gestora de Inclusão da Câmara de Fortaleza, Lívia Vasconcelos, destaca a importância da representatividade no trabalho que será desenvolvido pelo Espaço Evoluir. “A gente está sempre falando na busca de valor de pertencimento com representatividade. E nada melhor do que bonequinhos diferentes, fora do padrão que a sociedade põe, ser agora os nossos queridinhos. A turminha do Evoluir vem deixar essa política mais humana e chegar mais perto de todos”, reforça.
Designer Monalisa Castro
Repórter: Adriana Albuquerque