Coberturas
Confiança do empresário industrial segue em queda
Home Últimas Notícias Confiança do empresário industrial segue em queda

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), registrou, pelo segundo mês seguido, falta de confiança para os próximos seis meses, marcando 31,4 pontos. Os segmentos da indústria, Construção e Transformação, também registraram pessimismo sobre o futuro: Construção marcou 33,5 pontos, enquanto Transformação atingiu 31,1 pontos. Os dados referem-se ao mês de maio.

Esse resultado mostra a incerteza em relação à crise da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), pois a medida de contenção do vírus – o isolamento social – acaba gerando como efeito colateral um choque tanto na oferta (setores não essenciais com diminuição de jornada ou até paralisação de atividades, variando entre os estados) quanto na demanda (uma contração da renda da população, que reduz o consumo das famílias).

É possível que haja paralisação dos investimentos por causa da queda na confiança dos empresários e sua busca por liquidez para arcar com seus custos, agravando a crise econômica em curso e engendrando uma possível mudança no formato atual das cadeias globais de produção.

Clique AQUI e veja o estudo na íntegra.

Veja Mais