Coberturas
Compartilhamento de bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência é aprovado na Câmara Municipal
Home Últimas Notícias Compartilhamento de bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência é aprovado na Câmara Municipal

Já imaginou uma cidade mais inclusiva, onde as pessoas tivessem o poder de escolha independente de sua condição física ou mental? Isso é o que o vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (sem partido), com formação em Educação Física, tem como anseio. Por isso, para oferecer mais inclusão à nossa cidade, o vereador sugeriu o Projeto de Lei (PL) 60/2019. O objetivo é oferecer no mínimo 10% da frota das bicicletas compartilhadas pelo Projeto Bicicletar para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência.

No último mês a Câmara Municipal entendeu a importância deste projeto e votou a favor. Hoje, apesar de aprovado pelo Poder Legislativo, o PL aguarda a sanção do prefeito Roberto Claudio para oferecer mais um recurso às pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção.

Para o vereador Sargento Reginauro a proposta vem em bom momento, pois Fortaleza tem preocupação com a mobilidade urbana. “Foi anunciado que a Prefeitura recebeu prêmio mundial de mobilidade urbana (Prêmio Transporte Sustentável) neste mês, nos Estados Unidos, por seus projetos e inovações. Ou seja, já estamos engatilhados e nada mais justo do que acrescentarmos a essas propostas outros modais para viabilizar a locomoção das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, favorecendo ao nosso município uma identidade ainda mais inclusiva. Por isso, torço para que o prefeito se sensibilize com este projeto que vai atender tanta gente”, destacou.

A proposta do PL é para que as bicicletas sejam adaptadas para duas ou mais pessoas, facilitando o transporte de quem possui deficiência visual, síndrome de Down,  Transtorno do Espectro Autista (TEA), mobilidade reduzida e idosos.

O PL altera a Lei Municipal 10.303, de 23 de dezembro de 2014, que institui a política de transporte cicloviário de Fortaleza.

Veja Mais