Últimas Notícias
Comissão de Saúde aprova concessão da Medalha Dr. Periguary ao Dr. Cabeto
Home Últimas Notícias Comissão de Saúde aprova concessão da Medalha Dr. Periguary ao Dr. Cabeto

 

 

Foi aprovado pela Comissão de Saúde e Seguridade Social, na manhã desta quarta-feira (14), o requerimento nº 1770/21, de autoria do vereador Antônio Henrique (PDT), para a outorga da Medalha Dr. Periguary de Medeiros ao secretário da Saúde do Estado, Dr. Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, mais conhecido como Dr. Cabeto. A matéria aguarda inclusão na pauta da sessão para ser votada.

A iniciativa é justificada pelo presidente Antônio Henrique pelo reconhecimento na área da medicina e excelente trabalho à frente da Secretaria da Saúde no momento da pandemia. “Nosso estado tem se antecipado a muitas decisões importantes no controle da doença desde a primeira onda e tem avançado na vacinação da população. Todas essas medidas foram tomadas pelo governador Camilo Santana sob a orientação do Dr. Cabeto”, disse.

Sobre a homenagem, Dr. Cabeto declarou: “eu agradeço a homenagem da Câmara dos Vereadores de Fortaleza. É uma honra receber a medalha de um colega médico tão importante na história da atenção à saúde das pessoas. Recebo em nome de todos os profissionais de saúde; essa homenagem tem muito mais um cunho de representar os profissionais de saúde do que ser uma homenagem pessoal”.

“Essa medalha tem esse símbolo, de entender que, no momento de uma pandemia, que se trata talvez da maior crise humanitária dos últimos 100 anos, ela traga a necessidade de reconhecer esses profissionais por sua capacidade de estabelecer empatia pela relação humanística dos processos de transição que a sociedade está vivendo e valorizar uma parcela da sociedade que vem se dedicando a esta causa”, concluiu.

Saiba quem é Dr. Cabeto:

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor-associado da UFC, tem experiência na área da medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nas áreas de sistema nervoso autônomo, sistema cardiopulmonar e doença de Chagas.

Um dos associados fundadores do Instituto de Ciências Médicas que iniciou em 2016 o projeto Clássicos na Lagoa, que leva música clássica para as margens da lagoa do Porangabussu em uma perspectiva de estimular a fruição artística como elemento de qualidade de vida.

Foi diretor médico do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e coordena o grupo de implantação do Distrito de Inovação em Saúde de Porangabussu. Em seu primeiro ano de gestão, estabeleceu novos critérios para preenchimento dos cargos nos consórcios de saúde no Estado, a fim de garantir qualificação dos escolhidos e critérios técnicos.

Atualmente, é secretário da Saúde do Estado do Ceará e principal porta-voz do Governo no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Veja Mais