Últimas Notícias
Comissão de Educação receberá secretária de Educação Dalila Saldanha para debater retorno das aulas presenciais
Home Últimas Notícias Comissão de Educação receberá secretária de Educação Dalila Saldanha para debater retorno das aulas presenciais

 

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Fortaleza em reunião extraordinária virtual,  na última  sexta-feira (30) definiu a realização de uma reunião na próxima quarta-feira, às 14 horas, com a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha. O encontro terá como pauta o retorno às aulas presenciais, como também a realização de visitas técnicas dos membros da comissão as escolas para avaliar as condições necessárias de funcionamento.

O requerimento da reunião com a secretária Dalila Saldanha foi apresentado extra pauta pelo presidente da Comissão, vereador Professor Enilson (Cidadania). Segundo ele, nesse momento crítico da pandemia é preciso avaliar bem com relação ao retorno das aulas presenciais em Fortaleza. “Devemos pensar nos profissionais, saber dos anseios dos pais, dos alunos, averiguar a estrutura que a Secretaria de Educação está montando e quais os protocolos a serem seguidos para que isso se concretize”, detalhou.

Outro ponto extra pauta da reunião foi a realização de visitas dos membros da Comissão às escolas municipais para verificar o que está sendo feito em termos de estrutura. A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) reforçou a necessidade do Legislativo de acompanhar esse processo tendo em vista a importância das adequações nos ambientes para a segurança de todos.

Professor Enilson destacou ainda reunião da secretária Dalila com o Ministério Público e com a magistrada que está com o processo para retorno das aulas, e que marcou a reunião para quarta-feira à tarde, para que o Município possa fornecer todas as repostas aos vereadores. A vereadora Adriana Nossa Cara sugeriu que nessa reunião possa estar presente, o Cedeca, pois a entidade está acompanhando esse processo e tem um trabalho conjunto com o Ministério Público.

O vereador Ronivaldo Maia (PT) sugeriu que também possa ser feita uma audiência pública, no formato virtual, para que a população possa participar e ter conhecimento sobre o que está sendo feito pela Prefeitura com relação a um possível retorno ás aulas.

Projetos aprovados na Comissão

Os vereadores também aprovaram os pareceres de três projetos que constavam na pauta. São eles:

>> Projeto de lei n° 357/2018, de autoria do vereador Adail Junior (PDT), que institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais.

>> Indicação n° 115/2018, do vereador Renan Colares (PDT), que indica a inserção de Seminários sobre Direito Constitucional como material extracurricular nas escolas de ensino público municipal de Fortaleza

>> Projeto de lei n° 31/2021, do vereador Lúcio Bruno (PDT), que inclui os trabalhadores e alunos da rede pública municipal de Educação de Fortaleza na primeira fase do grupo prioritário do Plano de Vacinação contra Covid-19

Justificando o voto ao PL n° 31/2021, o vereador Ronivaldo Maia (PT) disse que a proposta atende um anseio da sociedade com a possibilidade de retorno das aulas. “Eu nunca deixei a sala de aula e estou atendendo meus alunos em aula remota. Nós professores e profissionais de educação merecemos a aprovação do projeto em tela para termos o direito, o quanto antes, da vacinação. Existe um projeto no âmbito do Congresso Nacional que está impondo o retorno presencial das aulas, sei que ainda não temos vacinas para todos, mas esse projeto do vereador Lúcio Bruno coincide com essa necessidade de vacinar os professores e alunos primeiro para depois podermos discutir o retorno das aulas presenciais”, observou.

No início da reunião, por solicitação do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), através de requerimento, o presidente da Comissão retirou de pauta o projeto de lei n° 524/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos de ensino da rede particular a devolução do material escolar não utilizado. Participaram da reunião os vereadores professor Enilson (Presidente), Renan Colares (Vice-presidente), Adriana Nossa Cara (PSOL), Ana Aracapé (PL), Tia Francisca (PL) e Ronivaldo Maia (PT) .

Foto: Érika Fonseca

Veja Mais