Coberturas
Comissão da Infância promove palestra sobre a Teoria dos Mil Dias
Home Últimas Notícias Comissão da Infância promove palestra sobre a Teoria dos Mil Dias

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa recebe, nesta terça-feira(15), a partir das 8h30, a enfermeira e professora universitária Márcia Machado para ministrar a palestra “Teoria dos Mil Dias”. A atividade foi proposta pela presidente do colegiado, deputada Érika Amorim (PSD). A explanação acontecerá no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

 

“É no comecinho da vida que se pode influenciar o que será do resto dela. Os primeiros mil dias de vida se referem ao período que vai do primeiro dia de gestação (270 dias) até os dois anos de idade (730 dias). Vamos entender melhor essa teoria e buscar meios de publicizar essas informações”, adianta Érika.

Conforme ela, pesquisas científicas atestam que, esse período, considerado um “intervalo de ouro”, pode mudar o destino da criança não só no que diz respeito à saúde física, mas também à saúde mental.

Diante desse pensamento, afirma a deputada, é possível a adoção de ações que aumentem as possibilidades de fazer uma criança que nasce com boa saúde crescer desse modo e assim permanecer por décadas.

A palestrante, Márcia Machado, é professora associada do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Saúde Pública pela Havard School of Public Health.

Para ela, aplicar a teoria no cotidiano de pais e mães é investir na primeira infância. “É necessário que os pais sejam amparados por políticas públicas que garantam a todas as famílias, em especial as crianças, ter nutrição adequada, saúde e educação e instituições que sejam confiáveis e seguras para o cuidado e bem-estar nessa fase de vida”. afirma.

A Teoria dos Mil Dias, destaca Márcia, vem para assegurar crianças e jovens, no futuro, seguros e mais afetuosos.

Foram convidados para palestra, representantes da rede de saúde de ligada à infância; agentes de saúde , enfermeiros e técnicos associados ao tema.

Veja Mais