Coberturas
Comissão da Infância e Adolescência fecha ciclo de palestra com abordagem sobre câncer infantojuvenil
Home Últimas Notícias Comissão da Infância e Adolescência fecha ciclo de palestra com abordagem sobre câncer infantojuvenil

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa promove, na próxima terça-feira (03/12), às 8h30, palestra sobre o “Cenário Infantojuvenil do Câncer no Estado do Ceará”. O colegiado receberá,  no Complexo de Comissões da Casa, a oncohematologista do Hospital Infantil Albert Sabin, Viviane de Oliveira Viana. A iniciativa atende ao requerimento da presidente do colegiado, deputada Érika Amorim (PSD).

 

Érika Amorim ressalta que, diagnosticado precocemente, o câncer infantil tem até 80% de chance de ser curado. De acordo com ela, foi com base neste dado que a Associação Peter Pan, em parceria com o Centro Pediátrico do Câncer e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, formalizou o Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer em 2009. 

 

“O programa permite que oncologistas pediátricos do hospital capacitem outros profissionais da saúde para perceberem os primeiros indícios da presença do câncer infantil”, informa. 

 

Segundo a deputada, a iniciativa foi motivada pelos alto índice de crianças do interior que chegavam tardiamente ao hospital. “O tratamento tardio diminui a chance de curta de 80% para 40% ou 50%. Desde a implantação do programa, o hospital passou a registrar casos com 70% de cura nestas crianças”, informa.

 

Conforme a deputada, além destas informações, os canais de atendimento e identificação de sintomas suspeitos serão outros temas abordados durante a palestra.

 

Foram convidados para a palestra secretários municipais de Saúde; representantes do setor da Saúde do Governo, além de especialistas e técnicos ligados ao tema. 

 

PRÉVIO BALANÇO

Importantes nomes ligadas à infância, também, participaram do ciclo de palestras promovido pelo colegiado em 2019. “A Comissão promoveu 10 palestras sobre temas atuais, que permeiam o cotidiano de mães, pais e educadores. Entre as quais, palestra alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o professor Pádua Araújo e doutora em Educação, psiquiatra Francinete Giffoni. O procurador do Ministério Público do Trabalho, Antônio Lima, também ministrou palestra sobre o “Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”, registra Érika Amorim.

 

A deputada lembra, ainda, que o Instituto DimiCuida, parceiro da comissão, abordou o tema “Brincadeiras Perigosas”, com as explanações do Demétrio Jereissati e da psicóloga Fabiana Vasconcelos. Em outro momento, Fabiana ministrou palestra, também, com o tema “Jogos e Desafios do Mundo Online – Como Formar Crianças e Adolescentes em Cidadania Digital”.

 

“Não obstante, nossa Comissão promoveu duas campanhas internas: uma em alusão ao Dia Nacional da Adoção, em parceria com o grupo de apoio à adoção Acalanto e outra com o intuito de divulgar que o contribuinte pode doar um percentual do valor do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente (Feca), foi a “Imposto de Renda – Valor Solidário”, explicou a parlamentar.

Veja Mais