Coberturas
Começa a operação piloto da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Regional Norte, em Sobral
Home Últimas Notícias Começa a operação piloto da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Regional Norte, em Sobral

Visão Norte : INÍCIO DA OPERAÇÃO PILOTO DA CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS  SÓLIDOS REGIONAL NORTE, EM SOBRAL

 

Começou a operação piloto da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) Regional Norte, em Sobral, gerenciada pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS).

A construção da CTR foi executada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú.

Além da Central construída no município de Sobral, foram implantadas seis Estações de Transbordo de Resíduos (ETRs) nas cidades de Cariré, Coreaú (sede), Coreaú (Ubaúna), Forquilha, Massapê e Pacujá. Após a conclusão das obras, a SCidades e o CGIRS-RMS formalizaram Termo de Cessão de Uso para que o consórcio pudesse operar o complexo.

O secretário executivo de Saneamento da Secretaria das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, destaca que a nova CTR vai permitir o encerramento de lixões que funcionam naquela Região.

Segundo o secretário Paulo Henrique Lustosa, o Governo do Ceará e os municípios estão cumprindo o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O secretário Paulo Henrique Lustosa destaca ainda a importância do encerramento dos lixões para a preservação do meio ambiente nos municípios onde eles funcionam.

Veja Mais