
Inaugurado em setembro, o Espaço Evoluir, da Câmara de Fortaleza tem fortalecido a política de atenção ao servidor e de inclusão. O núcleo, que atua com um serviço multiprofissional para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down, já contabiliza mais de 1.300 atendimentos em quase três meses de funcionamento.
“Temos recebido devolutivas bem significativas, de crianças que formaram vínculos incríveis com os profissionais. Os serviços em destaque são Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. A Musicoterapia também tem ganhado o coração das crianças pela ludicidade, pela diversão que ela proporciona dentro das sessões, ressaltando o Espaço Evoluir como um local multidisciplinar, proporcionando segurança e bem-estar”, destaca a coordenadora do Espaço Evoluir, Cinthya Viana.

Com um serviço de Assistência Social, o Espaço Evoluir tem se destacado pelo acolhimento humanizado, direcionando crianças e adolescentes para o tratamento ideal. “Finalizamos esse trimestre entregando ao servidor um excelente trabalho de qualidade feito pelos nossos profissionais, pelos nossos terapeutas. Ressaltamos a importância de um espaço que tem o serviço médico de Neuropediatria, fundamental para fechamento de diagnóstico. É todo um aparato para iniciar um tratamento de qualidade e seguro para os dependentes dos servidores”.
Acolhimento e carinho

Para a mãe do pequeno Benício, a servidora da Central da Cidadania da Casa, Érica Oliveira, o Espaço Evoluir representa segurança e a certeza de que o filho está sendo bem cuidado, com um atendimento individualizado, sempre com acolhida e carinho. “E também um local de esperança, porque mesmo tendo pouco tempo de atendimento, esperamos que ele consiga criar mais vínculos e ter mais conquistas no desenvolvimento”.
Destacando uma experiência positiva e que tem feito a diferença na rotina de Benício, Érica Oliveira fala como o núcleo é sinônimo de transformação na vida do filho. “O Espaço Evoluir acaba não sendo só um espaço de terapia, é um ambiente que promove desenvolvimento, autonomia e confiança, e para a nossa família é um apoio fundamental que faz toda a diferença na rotina e na qualidade de vida dele”.

Benício tem 4 anos e recebeu o diagnóstico de TEA. Acompanhado semanalmente pelo Espaço Evoluir com atendimento de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Nutrição.

