Últimas Notícias
Colóquio da Lei da Gastronomia reúne estudiosos do setor no Senac Reference
Home Últimas Notícias Colóquio da Lei da Gastronomia reúne estudiosos do setor no Senac Reference

Na programação, palestra com Luiz Ginocchio Balcázar, ex-ministro da Agricultura do Peru, e grupos de trabalho para debater a lei e apresentar propostas ao Governo

O Colóquio da Lei de Gastronomia acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Senac Reference. Nesta terça-feira, pela manhã, a programação foi aberta pela diretora regional do Senac Ceará, Ana Cláudia Martins, que deu as boas-vindas aos mais de 60 participantes que representam a cadeia produtiva da gastronomia cearense. O assessor especial para a gastronomia do Governo do Estado do Ceará, João Luiz Lima, fez um breve histórico e destacou a importância da Lei da Gastronomia (Lei n° 17.608 de 06/08/2021), que estabelece a Política Estadual da Gastronomia e da Cultura Alimentar e cria o Programa Ceará Gastronomia.

Também foi realizada palestra on-line com Luiz Ginocchio Balcázar, ex-ministro da Agricultura do Peru, membro do conselho de administração da APEGA (Sociedade Peruana de Gastronomia). Ele apresentou projetos que fortaleceram a cadeia produtiva do país, que hoje é um dos principais destinos de turismo gastronômico. Entre os projetos, destacou o Gran Mercado de Mistura, em que chefs cozinhavam lado a lado com os agricultores, originando o projeto Cadeias Agroalimentares e Gastronômicas Inclusivas. Luiz ressaltou o foco no produtor e no comércio local, que corresponde a 70% do comércio no Perú, gera empregos e movimenta a economia.

A programação segue hoje e amanhã com formação de grupos de trabalho para redação de um documento que contempla as principais propostas que resultaram de debates realizados durante o mês de novembro, abordando os principais assuntos contemplados na lei: educação, cultura alimentar, turismo, cadeia produtiva, economia criativa e desenvolvimento econômico. O documento vai ser entregue ao Governo do Estado do Ceará.

“Ao realizar o Colóquio da Lei da Gastronomia, o nosso objetivo principal foi concretizado: reunir toda a cadeia produtiva para contribuir para o melhor uso da lei da gastronomia. Além de representatividade, o colóquio propõe a integração de todos os agentes que fazem a gastronomia cearense no sentido de fortalecer e consolidar essa política pública, com foco na valorização da cultura e da economia regional”, disse Ana Cláudia.

O Colóquio da Lei da Gastronomia é uma realização do Senac Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Compartilhe:
Veja Mais