Coberturas
Ciro Santos recebe o Título de Cidadão de Fortaleza
Home Últimas Notícias Ciro Santos recebe o Título de Cidadão de Fortaleza

 

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, na última  segunda-feira (16), para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao senhor Ciro Santos. A homenagem, foi proposta pelo vereador Ronivaldo (PT), através do Decreto Legislativo 916/2019. Presidiu a sessão, em nome do presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT), o propositor da comenda, vereador Ronivaldo. A mesa foi composta pelo empresário Sérgio Maia Aguiar; Manuela Studart Guimarães Lima de Albuquerque; pelo empresário Francisco Quirino Lourenço (Chico do Caranguejo) e o ator e diretor Carri Costa.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Ronivaldo, iniciou sua fala indagando o que seria ‘o mundo sem cultura e a cultura sem humor.’ “Eu digo isso para lembrar que não poderia ser de outra forma realizarmos esse momento com muita irreverência e leveza. Ficamos um pouco angustiados, porque de fato, a possibilidade real dessa sessão ser remarcada foi pensada. De fato, passamos por um momento de ter cuidado e cada um fazer sua parte. O governador tomou uma série de medidas a partir da quarta. Sabíamos desse risco, mas a própria Câmara manteve e a partir de amanhã serão suspensas todas solenidades e eventos, visto que é um momento muito sério diante da Coronavírus”.

“Mas para tranquilizar a todos vamos seguir a todas recomendações. Dizer que eu lembrava hoje dos personagens que Ciro apresenta, mas, na verdade, estamos dando título de Cidadão ao senhor Cirano Santos Pereira de Almeida, o nosso nome é uma marca e não poderia ser diferente para esse carioca da gema. Nós estamos tornando de direito, uma situação que já ocorre na prática, com a entrega do Título de Cidadão. Ao fazer essa acolhida não tenho dúvida, que Ciro conseguiu uma marca conquistada pelo talento, pelo trabalho. É um reconhecimento para agregar aos seus, um novo cidadão. Não teria muito sentido propor uma homenagem em tempo de Coronavírus, se não tivesse plateia. Estamos felizes com o prestígio do homenageado e do vereador ao receber cada um que veio. Sejam todos bem-vindos e bem tratados para esse noite tão especial”, frisou.

A palavra foi facultada ao ator e diretor Carri Costa: “É um prazer está na Casa do Povo, que tem uma grande importância na cidade. Ciro tem uma participação grande na manutenção do Teatro da Praia. Ele representa tão bem o homem e a mulher cearense. Em todas suas personificações, fez de maneira singular, representando com respeito, glamour, brilho, competência e dignidade. Em nenhum momento usou uma forma caricata para representar a mulher. Delicado e detalhista ao extremo. Gosta muito de ensaiar. Sempre procurou com competência e excelência, manter a cearensidade, que muitos esquecem. Essa molecagem é nossa, porque somos sertanejos e você incorporou muito bem. Temos que agradecer sim. Em 30 anos você nos mostrou os acertos, os erros. O homenageado aqui é você e agradeço por ter entrado nas nossas vidas com competência. Continue assim trabalhando com ética”, pontuou.

Carri falou também sobre a situação atual do Teatro da Praia. “Depois de tantos anos, agora querem nos tirar o Teatro da Praia. É um prédio alugado há 27 anos e os donos agora querem vender. Me dói muito e vou lutar para que isso não aconteça. Temos uma vaquinha virtual, mas sei que é difícil nós artistas comprarmos um imóvel como aquele. Por isso, proponho que o Estado ou o município comprem e mantenham aquele equipamento cultural na Praia de Iracema,” apelou.

Após receber o Título de Cidadão de Fortaleza, Ciro Santos fez seus agradecimentos: “Estou há 21 anos com um espetáculo no Chico do Caranguejo, é o de maior duração do país. Mas estou aqui para falar de amor e gratidão. É uma sensação maravilhosa estar aqui, não por vaidade, mas receber essa honraria é de suma importância e um privilegio, pois tenho amor e gratidão por essa terra. Escolhi para viver e escrever uma linda história de amor. Foram muitas mãos que me ajudaram a escrever essa história. São três décadas de alegria. Como não amar uma cidade, onde a principal característica é a alegria, o humor. Ao chegar tudo era difícil, sentia falta dos amigos, da família e da terra natal. Mas essa terra da luz me preencheu. Sempre que viajo e voltou, meu lar é Fortaleza. Tenho orgulho quando me chamam de humorista de Fortaleza é assim que me sinto”.

Ele citou as transformações sociais, físicas, politicas da cidade, a mudança gradativa do sotaque, os grandes amigos e companheiros que fez minha vida. “Por isso reuni aqui vocês num dos momentos mais marcantes de minha vida. Hoje sou reconhecidamente cidadão. Este é um ato de amor. Ser artista é uma missão muito seria, por ser causa e consequência. É ter uma missão, um compromisso com o próximo, ter o estandarte da alegria, a arte que agrega e une. O artista precisa aparecer, porque ele é transparente, o mundo através de nós precisa aparecer”, enfatizou.

Ao final agradeceu a cada uma dessas pessoas que o ajudaram a construir seu legado. “Grato ao Paulo Diógenes que primeiro me fez o convite para morar aqui. Aos amigos, colaboradores e fãs meu muito obrigado”, concluiu.

Perfil

Cirano Santos Pereira de Almeida, em artes CIRO SANTOS, filho de Dona Maria Lúcia Santos Pereira de Almeida e de Nelson Pereira de Almeida, nasceu no Rio de Janeiro. Residindo em Fortaleza há mais de 30 anos, cidade em que o artista escolheu como residência, Ciro desde cedo se descobriu artista no Rio de Janeiro, onde participou de grandes espetáculos e foi dirigido por grandes nomes da cena nacional.

Ciro chegou a Fortaleza no despontar do movimento cultural Humor do Ceará, quando juntos com outros grandes nomes ajudou a escrever essa página na cultura cearense, sempre optando por um humor inteligente, elegante e universal. Este é o grande diferencial do trabalho de Ciro Santos, um dos mais completos artistas do grande celeiro do humor brasileiro, o Ceará, sendo um dos artistas que começou a levar o humor a todas as casas teatros de Fortaleza, estando em cena por 30 anos, sem interrupção.

Em seu currículo, Ciro acumula experiência de apresentações nacionais e internacionais, as quais passaram por todo o Brasil e por Miami, Orlando, Caribe, Bariloche, Buenos Aires e em Portugal, onde morou três meses. Na TV, Ciro participou de programas nacionais com o Tom Cavalcante, Leão, Raul Gil, Trapalhões, Criança Esperança, Faustão e no exterior, de programas com o Herman José e Levanta-te e Ri, na SIC Internacional em Portugal sempre levando o nome de Fortaleza e do Ceará em todas as suas apresentações pelo mundo.

Realiza Shows em transatlânticos desde 2010, quando estreou nos navios da empresa Island Cruises, viajando por Caribe, Portugal, Espanha, entre outros lugares do mundo. Em dezembro de 2015 trabalhou em um dos Navios da Msc fazendo espetáculos pela Costa Brasileira sempre divulgando e levando o nome do Ceará para o mundo; montou e atuou em vários espetáculos como: “Caviar com Rapadura”, “De polygrude a Holywood”, “Crise nos tempos da camisinha”, “A freXcura da maçã”, “Mudança de óbito”, “Sucesso aqui eu vou” e viajou por todo o Brasil com o espetáculo, “No Ceará é assim”, ao lado de Augusto Bonequeiro, Paulo Diógenes, Lailtinho Brega e Zé Modesto entre outros.

Através do seu trabalho, nessas três décadas de atuação na arte, Ciro acaba gerando direto e indiretamente muitos trabalhos no teatro, casas de shows e afins; Ciro é um artista que tem seus recordes de atuação no Ceará, pois atuando há 10 anos no Beira Mar Grill e 18 anos no Chico do Caranguejo, comandando o Projeto durante as apresentações toda peculiaridade do artista, tais como: trocas de figurinos em cena, números com bonecos, participação da plateia, e um incrível número final descaracterizando a personagem na frente do publico.

Coroa as suas apresentações levando o publico a aplausos e delírio. Ciro Santos ainda capitania outro projeto num shopping de Fortaleza, onde há vários anos, leva convidados da cena local e nacional, possibilitando ao público acesso a grandes apresentações artísticas suas e de seus convidados, Ciro é um apaixonado pelo Ceará, tem enorme gratidão ao público cearense e adora quando é chamado de humorista cearense, pois ele se considera Cearense de coração e tem profundo amor a essa cidade que o acolheu com amor e respeito, um dos maiores entusiastas da arte cearense, tem orgulho de levar o Ceará para o Brasil e para o mundo; ama ir ao mundo todo e ter como destino de volta, Fortaleza, a capital Alencarina que Ciro escolheu pra viver, criar vínculos, raízes, fazer parte da história de cultura e entretenimento de Fortaleza e do estado do Ceará.

 

 

 

ASCOM/CMFOR

foto:Érika F.

Veja Mais