Coberturas
Cid Gomes avalia que sucesso do marco legal do saneamento depende de investimento público
Home Últimas Notícias Cid Gomes avalia que sucesso do marco legal do saneamento depende de investimento público

O senador Cid Gomes (PDT-CE) afirmou hoje que a universalização do saneamento básico no País só será possível com investimento público. Foi durante a votação no Senado Federal que aprovou o novo marco legal do saneamento, que prevê a participação da iniciativa privada na prestação do serviço. A meta é levar a coleta de esgoto para 90% da população até o fim de 2033.

Cid Gomes votou a favor da proposta, mas avaliou que, sem subsidio público e financiamento do Governo Federal, o objetivo não vai ser atingido e o acesso à água e ao esgotamento sanitário não chegará aos mais pobres. “O caminho é a criação de uma tarifa social. Sem subsídios não daremos aos pobres água e esgoto. Esse é o grande desafio que nosso País vai enfrentar. Sem o isso poderemos ficar séculos sem resolver o problema”, defendeu.

Cid Gomes destacou ainda que o Ceará é 100% atendido por empresas públicas. E que setor privado sozinho não tem como resolver o problema. Para finalizar, o Senador cobrou um esforço coletivo para garantir a participação do Governo Federal no financiamento e o esforço de levar saneamento aos brasileiros. Agora, o texto segue para a sanção presidencial.

 

 

 

Veja Mais