Coberturas
Cid Gomes apresenta projeto para barrar tentativa do ministro da Educação de nomear reitores
Home Últimas Notícias Cid Gomes apresenta projeto para barrar tentativa do ministro da Educação de nomear reitores

O senador Cid Gomes (PDT-CE) apresentou nesta quarta-feira (10/06) projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da Medida Provisória 979/2020, publicada hoje no Diário Oficial da União. A MP permite a nomeação de reitores das instituições federais de ensino superior diretamente pelo ministro da Educação, enquanto durar a pandemia da Covid-19, sem passar pelo processo democrático de escolha feito pela comunidade acadêmica.

Na avaliação do senador Cid, a MP fere o princípio da autonomia universitária, que foi incluído na Constituição Federal para proteger as instituições de desvios de finalidade e interferências indevidas. “É a elevada missão dessas entidades para a sociedade que as coloca em situação diferenciada no âmbito do Estado. Por isso mesmo, não podem estar sujeitas a interesses oportunistas. A autonomia é o antídoto primaz contra a captura dessas instituições e do seu fazer por setores que podem levar ao desvio de sua finalidade, em desfavor do conjunto da sociedade”, justificou no projeto.

Além disso, Cid Gomes entende que a pandemia não justificaria a edição da MP. “A situação de emergência e calamidade sanitária que ora vivenciamos não pode ser usada como pretexto para a entrega de nossas melhores instituições à sanha desorganizadora que tem caracterizado essa gestão do Governo Federal”, defendeu, lembrando ainda que a gestão democrática é um dos pilares mais importantes da autonomia universitária.

Veja Mais