O secretário da Casa Civil do Estado do Ceará, Chagas Vieira, utilizou as redes sociais nesta terça-feira, 13, para desmentir mais uma fake news que circula na internet envolvendo a rede pública de saúde estadual. Desta vez, a informação falsa dizia respeito ao suposto fechamento do Hospital José Martiniano de Alencar para a população em geral.
“Estão mentindo novamente. Não há nenhuma possibilidade de se fechar o atendimento do Martiniano de Alencar para a população”, afirmou Chagas Vieira. Segundo ele, o que está em curso é uma reorganização transparente e dialogada, que prevê a destinação de parte da estrutura do hospital para o atendimento específico de profissionais das forças de segurança do Estado, como os policiais militares.
“O Martiniano de Alencar, que antes era um hospital 100% da Polícia Militar, agora terá parte do atendimento dedicada novamente aos nossos policiais, que arriscam a vida todos os dias e merecem um atendimento especializado”, explicou o secretário.
Chagas ainda ressaltou que não haverá redução de leitos, e que, ao contrário do que afirmam os boatos, o Governo do Ceará tem investido fortemente na ampliação da rede de saúde. Ele citou, como exemplo, a recente inauguração de um novo hospital com 832 leitos, além da expansão de serviços em diversas regiões do estado.
O secretário também relembrou outra fake news recente, que dizia respeito ao fechamento do Hospital Geral Dr. César Cals. Segundo ele, algumas dessas mentiras têm sido baseadas em informações distorcidas, como uma recomendação antiga do Ministério Público. “Conversei com o procurador Alessandro Salles, que confirmou que distorceram completamente os fatos”, disse.
Chagas criticou ainda a postura de antigos gestores da saúde em Fortaleza, especialmente ex-prefeitos e médicos que, segundo ele, comandaram a capital por 12 anos e deixaram a rede municipal sucateada. “Deixaram o IJF abandonado, com falta de comida e medicamentos. Quando assumiu, o prefeito Evandro encontrou 90 dos 137 medicamentos em falta. Hoje, esse número caiu para cinco”, ressaltou.
Por fim, o secretário reforçou o compromisso do Governo do Estado com a transparência e a melhoria contínua dos serviços de saúde, e pediu à população que não se deixe enganar por notícias falsas disseminadas com objetivos políticos.
“Estamos aqui para esclarecer a verdade. O nosso trabalho é sério e a saúde do povo cearense merece respeito”, concluiu.