
A Cerbras é a segunda empresa a conquistar a recertificação com nota máxima Triple A no Selo ESG da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A cearense foi a primeira do setor de segmento de porcelanatos e revestimentos cerâmicos contemplada com a chancela, em 2023. A nova certificação foi entregue na última segunda-feira (28/05), pela Gestora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, à Presidente da Cerbras, Ana Lúcia Bastos Mota, e à Vice-presidente, Ticiana Mota.
A conquista da nota máxima reflete o fortalecimento das ações estratégicas da empresa nas áreas de sustentabilidade ambiental, com práticas de preservação dos recursos naturais e otimização dos processos produtivos; responsabilidade social, com investimentos em programas voltados para colaboradores e comunidades locais; e governança corporativa ética e transparente, fortalecendo a gestão responsável e a credibilidade da marca.
Entre as práticas sustentáveis adotadas pela Cerbras estão a reutilização de água e a reintegração de resíduos de fabricação no processo produtivo. A empresa ainda faz a utilização do biogás e da energia solar como fontes de energia limpas.
“A recertificação da Vulcabras com o Selo ESG-FIEC reforça o compromisso contínuo da empresa com as práticas sustentáveis, sociais e de governança. Não se trata apenas de manter um selo, mas de renovar, ano após ano, o compromisso com a responsabilidade corporativa e a inovação sustentável. Para nós, do Núcleo ESG, é uma honra reconhecer esse esforço e caminhar junto nessa jornada de transformação”, afirma Alcileia Farias.
Para Ticiana Mota, a recertificação comprova a evolução da Cerbras no trabalho realizado e chega para engajar ainda mais os colaboradores na jornada em prol da sustentabilidade. “A recertificação para a Cerbras significou um amadurecimento, porque o selo nos trouxe muitos benefícios. A Cerbras já é uma empresa que valoriza funcionários e que tem a preocupação ambiental e social no DNA. A recertificação veio confirmar o que fazemos e nos trouxe um amadurecimento muito grande. Percebemos o engajamento dos colaboradores e como eles trazem novas ideias. Com isso, a empresa ganha e a sociedade também”, destaca.
Sobre o Programa ESG-FIEC
O Programa de Certificação ESG-FIEC, lançado em 2022, tem o objetivo de guiar as indústrias cearenses nos projetos de sustentabilidade. O programa é auditado pelo Bureau Veritas, um dos maiores organismos certificadores do mundo.