Últimas Notícias
Centro de Inovação do SESI Ceará lança painel sobre acidentes de trabalho no Brasil
Home Últimas Notícias Centro de Inovação do SESI Ceará lança painel sobre acidentes de trabalho no Brasil

A partir desse mês, o Centro de Inovação SESI (CIS) – Economia para Saúde e Segurança do SESI Ceará passa a divulgar trimestralmente o “Observa Saúde e Segurança do Trabalho (SST)”, periódico analítico que tem como objetivo oferecer um panorama detalhado sobre os acidentes de trabalho ocorridos no Brasil, por estado e por atividade econômica.
Esse estudo usa a base de dados do Observatório Analítico de Acidentes de Trabalho, que tem como fonte o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O CIS conta, ainda, com apoio do Observatório da Indústria, do Sistema das Federações da Indústria do Estado do Ceará (FIEC), para o desenvolvimento da inteligência desta ferramenta. A solicitação do painel está disponível na Landing Page do Centro de Inovação https://observatorioacidentes.sfiec.org.br/. Ela é realizada via cadastro para recebimento do periódico por e-mail.


“A ferramenta contribuirá com as informações qualificadas de acidentes de trabalho e benefícios concedidos em série temporal do que foi disponibilizado na Previdência Social, facilitando assim uma visão analítica de acompanhamento e investigação de acidentes de trabalho no Brasil e por estado, chegando a uma dimensão de maiores agravamentos de acidentes por setor e de maiores incidências de categorias de doenças de trabalho no período analisado” comenta Ana Lívia Castro, estatística do Centro de Inovação.


Dados nacionais


A primeira edição do “Observa Saúde e Segurança do Trabalho (SST)”, fevereiro de 2022, traz um compilado dos benefícios concedidos no acumulado de janeiro a setembro de 2021. No ano passado, nesse período, tivemos 259.344 de benefícios concedidos no Brasil. Deste total acumulado, 86,35% são de Auxílio-Doença por acidente do trabalho; e 11,4% são de Auxílio-Acidente sendo, em maioria, concedidos aos homens, o que representa 70,39%.
Ao analisar o acumulado de benefícios de janeiro a setembro de 2021 e o mesmo período em 2020 observa-se uma redução de 35% que foi ocasionado pelos índices de afastamentos ocorridos pela pandemia da COVID-19 que foram inferiores neste ano de 2021.


Ceará


Nos três últimos anos, foram concedidos 16.234 benefícios no Ceará, dos quais 93,22% são Auxílio-Doença por Acidente no Trabalho; 4,5% são Auxílio-Acidente; 2,21% são aposentadoria por invalidez acidente do trabalho; 0,07% são Pensão por morte. Vale ressaltar que 34,7% foram concedidos em Fortaleza; 6,28% em Juazeiro do Norte; e 5,32% em Sobral até o momento.
Na categoria Doenças, que traz um total de 887.989 de benefícios na Top 7 classes de doenças de trabalho mais representativas, no acumulado de janeiro de 2019 a setembro de 2021, estão no primeiro lugar em branco, ou seja, sem o preenchimento das doenças com 101.264 benefícios; seguida por fratura de outros dedos com 41.015; lesões do ombro 21.835; zerado, sem preenchimentos 20.844; fratura da extremidade distal do rádio 20.582; síndrome do manguito rotador 20.293; e dor lombar baixa 20.066.
Menor índice
No período analisado, 37.843 foi a média de acidentes de trabalho referente as ocorrências mês a mês, ao avaliar as ocorrências mensais e a variação dos acidentes por mês/ano. Apenas o mês de setembro de 2021 teve um índice de variação menor, 6,6%, que a média mensal observada. O estudo ressalta que em setembro de 2020, foram registrados 37.324 acidentes, ficando próximo a média mensal dessa série histórica.

Compartilhe:
Veja Mais