Coberturas
CEI Olga e Parsifal Barroso conquista quarto lugar em prêmio nacional do XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã
Home Últimas Notícias CEI Olga e Parsifal Barroso conquista quarto lugar em prêmio nacional do XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã

 

 

O Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso conquistou a 4ª colocação na categoria Educação Infantil do XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã. O título é considerado o maior prêmio de arte-educação do Brasil e entregue pelo Instituto Arte na Escola em parceria com a Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Inaugurado em março de 2019, no Bairro Parque Araturi, o equipamento é resultado da parceria entre a Prefeitura de Caucaia e o Instituto Myra Eliane.

Os alunos realizaram uma releitura da obra do artista plástico cearense José Stênio Burgos, a exposição “À Flor da Pele da Criança” e concorreram com outros 1.500 trabalhos executados em 2019. A unidade passou por três etapas classificatórias.

“Este foi apenas um, dos diversos resultados que conquistamos com os avanços que realizamos para a educação de Caucaia”, afirma o Prefeito Naumi Amorim. O CEI Olga & Parsifal Barroso é destinado para crianças entre 2 e 5 anos e 11 meses de idade, em período integral, de 7h20 às 16h.

Os alunos têm atividade em tempo integral, com formação e vivência baseadas no projeto Valores Humanos na Educação, que preza pelo amor, paz, verdade, retidão e a não-violência. Atualmente, o equipamento está temporariamente fechado devido a pandemia causada pelo novo coronavírus. “É um equipamento que está construindo a história da educação em Caucaia, formando futuros cidadãos”, enfatiza Naumi.

De acordo com a professora Geísa Soares Pinheiro Clímaco, a ideia de montar a exposição surgiu a partir da admiração de um dos alunos por um quadro de Burgos, fixado no refeitório da unidade. “Tudo foi produzido por eles, baseado nos relatos deles, das nossas conversas em rodinhas em que mostrávamos os quadros que estavam expostos na escola e os materiais usados em cada obra do pintor”, explica.

Estrutura

A infraestrutura do Centro de Educação Infantil inclui 26 salas, teatro grego com capacidade para 180 pessoas, refeitório, quadra poliesportiva coberta, vila, horta, pista de recreação e playground.

Veja Mais