Últimas Notícias
Ceará vai ter uma usina para desenvolver combustível de aviação renovável
Home Últimas Notícias Ceará vai ter uma usina para desenvolver combustível de aviação renovável

O Estado do Ceará está desenvolvendo uma pesquisa que vai permitir a produção de um bioquerosene de aviação, um combustível renovável.

A ideia é a produção de um querosene de aviação verde, alternativa menos poluente a partir do gás hidrogênio, que pode ser obtido após do tratamento do biogás. O projeto ainda está em fase de pesquisa e deverá ser desenvolvido nos próximos três anos.

O projeto prevê que toda a cadeia de produção do combustível seja renovável, utilizando matéria-prima e energia de fontes alternativas.

O secretário executivo de comércio, serviço e inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Júlio Cavalcante, explica o projeto e diz quem são os parceiros envolvidos.

O secretário Júlio Cavalcante explica que o Governo do Ceará está buscando parceiros privados para investir no projeto. Inicialmente a usina funcionaria na sede da Fraport.

O projeto ainda está em fase de pesquisa e deverá ser desenvolvido nos próximos três anos e está sendo acompanhado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás). A expectativa é que em um ano a pesquisa comece a apresentar resultados e em um ano a Cegás se torne a fornecedora de matéria-prima para a produção do combustível.

Veja Mais