Coberturas
Ceará sediará centro de referência em Inteligência Artificial
Home Últimas Notícias Ceará sediará centro de referência em Inteligência Artificial

 

O Ceará vai sediar de um dos seis Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAs) em Inteligência Artificial (IA) apoiados através de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil – e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O processo envolveu uma disputa de 19 propostas em todo o Brasil e os selecionados terão um investimento de R$ 1 milhão por ano (com contrapartida de mesmo valor dos proponentes) para cada um dos novos centros, por um período de até 10 anos.

O centro do Ceará conta com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que contribuiu na elaboração da proposta – principalmente com o envolvimento de pesquisadores que integram o Programa Cientista Chefe do Estado e compõem o Comitê Gestor do Centro aprovado.

O projeto tem à frente a Universidade Federal do Ceará (veja foto da sede do centro, no Campus do Pici) e seu principal objetivo é otimizar o atendimento, através de Inteligência Artificial, do Sistema HAPVida, serviço de saúde suplementar que hoje está presente em todas as regiões do Brasil e conta com mais de 6 milhões de clientes.

O diretor de inovação da Funcap e cientista chefe de infraestrutura do Governo do Ceará, Jorge Soares, destaca a importância do projeto para valorizar a produção científica a favor do desenvolvimento do Ceará.

O professor Jorge Soares destaca como o Centro de Referência vai fortalecer a pesquisa e a parceria com a iniciativa privada para desenvolver processos de inovação no Ceará

Para o professor Jorge Soares este é um momento importante para o Ceará, por envolver o Governo do Ceará, a iniciativa privada e as Universidades para formar novos pesquisadores e trazer bons resultados para o Poder Público.

Os CPAs escolhidos, mesmo que trabalhem em demandas específicas de empresas, deverão realizar pesquisas básicas e aplicadas complexas, orientadas a problemas, e buscar produzir conhecimento que possa contribuir para gerar riquezas para o Brasil e melhorar a qualidade de vida de toda a população.

Veja Mais