
Em agenda oficial, foi confirmada a liberação de R$ 816 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a obra da Transnordestina, conforme previsto na Lei nº 15.158/2025. A medida representa um avanço histórico para a infraestrutura logística da região, com potencial para gerar empregos, integrar mercados e impulsionar a economia cearense.
Durante o encontro com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também foram debatidas as seis missões estratégicas do MDIC, como a reindustrialização verde, o fortalecimento das exportações, a valorização da produção nacional e o desenvolvimento regional com foco em sustentabilidade e inovação.
Outros projetos importantes estiveram em pauta, como o programa Acelera Exportação, que aguarda sanção presidencial, a parceria com o BNDES para financiar cadeias sustentáveis, e a plataforma de Indicação Geográfica. Também foi destacado o programa Elas Exportam, que incentiva a participação feminina no comércio exterior, promovendo mais inclusão e protagonismo na economia brasileira.