A expectativa foi confirmada. Caucaia registrou em 2019 o melhor saldo de vagas de emprego de todo o Ceará. Foram 2.039 oportunidades formais de janeiro a dezembro. Trata-se do melhor desempenho do município desde 2015 e da reversão quase total do número negativo de 2016.
O índice caucaiense em 2019 é 11% superior ao de Fortaleza, maior centro financeiro do estado, e quase o dobro do saldo de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última sexta-feira (24/1).
Em relação a 2018, quando registrou saldo positivo de 472 vagas, Caucaia apresentou crescimento de 342% em 2019. Somados, os indicadores de 2018 e 2017 chegam a 957, o que representa menos da metade do saldo do ano passado.
As ocupações com melhor saldo de vagas em 2019 foram: alimentador de linha de produção, servente de obras, inspetor de qualidade, operador de empilhadeira e garçom. Com isso, os setores que melhor definem o perfil econômico atual de Caucaia são: indústria da transformação, construção civil, comércio e serviços.
“Em 2016, o município teve um desempenho muito ruim. O saldo ficou negativo em quase 4.000 vagas. Agora, com a política de atração de investidores que colocamos em prática, o quadro começa a inverter. Entramos numa série positiva e estamos quase eliminando esse cenário desastroso de quatro anos atrás”, comemora o prefeito Naumi Amorim.
Gestor do Sine Municipal de Caucaia, Alexandre Fonseca detalha o bom desempenho da cidade. “Na construção civil, as obras de infraestrutura da Prefeitura foram um importante fomentador. O mercado imobiliário esteve aquecido. Na indústria de transformação, novas empresas foram atraídas. E o turismo movimenta o setor de serviços.”