Coberturas
Casa da Gestante do Hospital Distrital Gonzaga Mota será entregue nesta quinta-feira, 24
Home Últimas Notícias Casa da Gestante do Hospital Distrital Gonzaga Mota será entregue nesta quinta-feira, 24

 

 

A nova Casa da Gestante do Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Messejana) será entregue para a população nesta quinta-feira (24/09) às 16h. A obra, no valor de aproximadamente R$646 mil, contempla uma área de 311m², em um espaço anexo ao Gonzaguinha de Messejana, hospital com linha de cuidado no atendimento materno-infantil. A solenidade contará com presença do prefeito Roberto Claudio, da secretária de Saúde, Joana Maciel; e da secretária da Regional VI, Darlene Braga.

A estrutura do espaço conta com cinco dormitórios com quatro camas em cada sala, totalizando 20 leitos de repouso, banheiros com acessibilidade, copa, recepção e sala de convivência, além de um consultório com atendimento multidisciplinar com obstetra, neonatologista, nutricionista, enfermeiro e psicólogo. O espaço, que tem como foco o acolhimento de gestantes e puérperas, também possui berços para acolher os recém-nascidos, mantendo-os próximos da mãe após o nascimento.

O espaço acolherá mulheres que precisam de acompanhamento no pré e pós parto, e mães que possuem um recém-nascido na UTI neonatal do hospital. “Todo o espaço foi pensado para que a gestante e o bebê tenham um acolhimento humanizado e digno em todo o seu período de tratamento e acompanhamento no pré e pós parto”, afirma Romel Araújo, Coordenador de Redes Pré Hospitalar e Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Para ter acesso aos serviços da Casa da Gestante, a usuária deve iniciar o pré-natal em uma das 116 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do Município e em seguida ser encaminhada para realizar os procedimento de pré-parto no Gonzaguinha da Messejana. A unidade, além de acolher as mães, otimiza os leitos de enfermaria da maternidade e evita complicações no pós-parto.

 

Linha Materno Infantil Fortaleza

A Rede Materno Infantil da Capital é composta pelos hospitais distritais Gonzaga Mota da Barra do Ceará, do José Walter e de Messejana, além do Hospital Dra Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher) e Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, já passou por expansão, com o incremento de 20% dos leitos da Unidade Neonatal de Cuidados, além de sala de PPP (pré-parto/parto/pós-parto), com ampliação de seis para dez leitos de berçário e ampliação de dois para doze leitos de observação das gestantes.

Além do HNSC, a Rede conta com os três Gonzaguinhas (Messejana, Barra do Ceará e José Walter). Na área obstétrica, foram revitalizados 18 leitos do Gonzaguinha de Messejana, além da reforma da coberta e revisão das instalações elétricas e a entrega da Casa da Gestante. O Gonzaguinha da Barra do Ceará também recebeu reforma da coberta e elétrica, além de um novo complexo de emergência do pronto atendimento. A unidade ganhará um novo Centro de Parto Normal, aumentando em quase 60% da capacidade instalada para partos na unidade.

Já o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann é um hospital de retaguarda, referência no atendimento às mulheres, com 16 especialidades, entre elas: obstetrícia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, neurologia, cardiologia, dermatologia e ortopedia. Faz cirurgias vasculares, oncológicas, plásticas e de cabeça e pescoço. A unidade tem posto de coleta de leite humano, salas de pré-parto e parto normal, alojamento conjunto, berçário, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, e leitos para clínica médica e ortopedia.

Veja Mais