O cuidado com os hábitos diários para a proteção e saúde de todos os fortalezenses tem sido prioridade no plano de retomada dos trabalhos presenciais da Câmara Municipal de Fortaleza. Para garantir a segurança de todos no retorno, a Casa iniciou nesta semana a realização de testes de Covid-19 em servidores e colaboradores.
Além da testagem, a administração do Legislativo investiu na sinalização de pisos e paredes com orientações de prevenção, sanitização mais rigorosa dos ambientes e aquisição de máscaras, álcool em gel e termômetro.
Visando o pleno funcionamento do Legislativo Municipal de forma responsável, a retomada das atividades presenciais se dará de forma gradual, a partir de um regime de trabalho misto, parte presencial, parte remoto.
Quando será o retorno?
As sessões presenciais, bem como a maior parte dos trabalhos da Câmara, retornam a partir do dia 3 de agosto, com menos parlamentares no plenário. A ideia é que parte dos vereadores participe das sessões de dentro dos seus gabinetes na Casa. Os assessores dos parlamentares não adentrarão o plenário e apenas três serão permitidos nos gabinetes ao mesmo tempo.
Os atendimentos ao público, seja em departamentos da Casa ou nos gabinetes dos vereadores, só voltarão a partir do dia 3 de agosto, devendo ser individuais e agendados. Audiências públicas e solenidades estão previstas para voltarem a acontecer a partir de setembro, com a ocupação máxima de 30% da capacidade do auditório da Casa.
Veja as medidas adotadas pela Câmara Municipal:
- A disponibilização de álcool (líquido e em gel) 70%, sabão líquido, papel toalha e lixeiras com tampas acionadas por pedal;
- Uso de máscara obrigatório por todos os parlamentares, servidores, estagiários e colaboradores;
- A aferição de temperatura na entrada dos servidores e colaboradores;
- A instalação de barreiras físicas (vidro, acrílico ou outro) em ambientes em que haja atendimento ao público externo;
- A adoção de regimes/jornadas especiais de trabalho para garantir o distanciamento social;
- A manutenção de todo o ambiente da Casa Legislativa, intensificando a higienização de superfícies, áreas comuns e aparelhos de ar-condicionado.
ASCOM/CMFOR