
Nos dias 12 e 13 de dezembro, os moradores de Messejana contarão com uma estrutura completa voltada à cidadania, acolhimento e proximidade com o Legislativo. A quarta edição do “Nossa Casa é de Todos”, iniciativa coordenada pela Câmara de Fortaleza, ocupará a Areninha do Conjunto São Bernardo com dezenas de serviços gratuitos, atividades educativas, programação cultural e ações voltadas ao empreendedorismo local. O evento reúne órgãos municipais, estaduais e parceiros institucionais.
Atendimentos que facilitam a vida do cidadão

A facilidade de ter acesso a uma série de serviços essenciais perto de casa tem garantido à comunidade a resolução de demandas do dia a dia sem burocracia. Em um único espaço, a população poderá resolver pendências e emitir documentos que frequentemente exigem deslocamentos longos ou agendamentos concorridos. Entre os principais serviços ofertados destacam-se:
- Carteira de Identidade (CNI), CPF e Carteira de Trabalho Digital, por meio do Caminhão do Cidadão.
- Bilhete Único, Bilhetinho, Carteira de Estudante e Cartão do Idoso (Sindiônibus e Etufor).
- Emissão de Certidão de Nascimento para quem nunca teve (Funci).
- 2ª via, parcelamento, solicitações para cadastro no baixa renda, ligações novas, troca de titularidade, religação, serviços diversos da Enel e Cagece.
- Aposentadoria e benefícios com orientação do Prevmóvel/INSS.
- Cadastro Único e CIPTEA (SDHDS).
- Atendimentos do TRE-CE: alistamento, transferência, revisão de dados, biometria e 2ª via do título.
- Serviços da Sefin, como extrato e DAM do IPTU e certidões negativas.
O evento contará com a presença da Central da Cidadania, da Procuradoria Especial da Mulher, do Núcleo de Sustentabilidade, do Espaço Evoluir, do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider, da Escola do Parlamento. A equipe da Ouvidoria da Câmara também estará no evento ouvindo as demandas da população, colhendo sugestões e tirando dúvidas da comunidade. O evento também contará com a presença de órgãos parceiros como Defensoria Pública, Cagece, Enel, Fecomércio, entre outros.
Apoio ao microempreendedorismo local

O “Nossa Casa é de Todos” abre espaço para quem movimenta a economia dentro do próprio bairro. Por meio Feira do Empreendedor, os microempreendedores da região poderão expor seus produtos. A ação valoriza a economia local, estimula a geração de renda e fortalece pequenos negócios.
A ação ainda contará com serviços de formalização e orientação ao crédito para MEIs, além de informações do Crediamigo/BNB para quem busca crédito para investir no seu negócio.
Saúde, bem-estar e meio ambiente

A programação inclui ainda:
- Vacinação, aferição de pressão e teste de glicemia (SMS)
- Consultas de pediatria e clínica médica pelo Departamento de Saúde da Câmara
- Vacinação animal pela Secretaria de Proteção Animal
- Doação de mudas e ações de sustentabilidade com o Núcleo da Câmara e a Urbfor.
Educação, cultura e lazer para toda a família
Além dos serviços, o “Nossa Casa é de Todos” vai garantir uma programação cultural e recreativa com:

- Brinquedos infláveis
- Oficinas educativas da AMC
- Atividades do Sesc e Senac (ritmos, higienização facial, massoterapia)
- Jogos, robótica sustentável, futmesa, Just Dance, Cosplay e batalha de rimas com o Sana
- Espaços temáticos: Sensorial Evoluir, Kids e Pet
Orientações jurídicas
Quem passar pela Areninha do Conjunto São Bernardo também poderá ter acesso ao atendimento jurídico por meio dos órgãos:
- Defensoria Pública: Consulta Processual, certidões digitais, orientação jurídica e ofícios para gratuidade de certidões de nascimento e casamento;
- Procon: Orientações sobre direito do consumidor e acolhimento de denúncias;
- Procuradoria da Mulher da CMFor: ações educativas e assistenciais sobre violência contra a mulher;
- Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider: orientações jurídicas e acolhimento de demandas.
Na sexta-feira, dia 12, o evento ocorrerá das 13h às 20h, com os serviços disponíveis até as 17h. Das 16h às 20h, o público poderá aproveitar atrações do Sana e assistir aos shows e apresentações culturais, bem como usurfruir da feirinha com diversos itens produzidos pela própria comunidade. No sábado, 13 de dezembro, a programação começa às 8h e vai até às 14h, com serviços e atividades culturais. Todo evento é gratuito e aberto à população.

