
A Câmara de Fortaleza (CMFor) realizou, na noite desta segunda-feira (4), uma sessão solene em alusão à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, marco da conscientização acerca das políticas públicas sobre drogas do Brasil. Proposta pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), a cerimônia aconteceu no Plenário Fausto Arruda e homenageou autoridades nacionais, cearenses e associações de Fortaleza que se destacaram pelo trabalho no combate às drogas.

A cerimônia é um reconhecimento ao esforço e à dedicação de pessoas e instituições que se empenham diariamente em oferecer caminhos de acolhimento, de tratamento, de prevenção e de reintegração de pessoas que lutam para largar o vício.
Em sua fala, o presidente Leo Couto ressaltou o papel do poder público e da sociedade civil em fomentar iniciativas que auxiliem o resgate de vidas, especialmente dos mais jovens, e a necessidade de encarar os casos como um problema de saúde pública.
“Sabemos que o combate às drogas não se resolve com ações isoladas ou abordagens punitivas simplistas. É preciso investir em políticas públicas sustentáveis, articuladas entre as esferas de governo e em diálogo permanente com a sociedade civil. É preciso olhar para a juventude como potência, não como ameaça”, revelou.
O presidente Leo reafirmou o compromisso que a Câmara de Fortaleza possui em trabalhar pautas que contribuam para as políticas antidrogas.
“Nosso papel é legislar com responsabilidade, fiscalizar com independência e abrir espaço para o debate qualificado, à altura da complexidade que o tema exige”, disse.
“Quando a gente fala em temas sobre a questão de drogas, a gente precisa dar esperança e oportunidade para os nossos jovens”, complementou.

A secretária Executiva de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social (SPS), Lidiane Rebouças, compartilhou os avanços colhidos pelo Estado e o investimento em diversas frentes de atuação.
“A política sobre drogas tem avançado em diversas áreas, no âmbito da prevenção, do cuidado, da recessão social, de estudos, pesquisas e educação permanente. É importante que a gente esteja discutindo essa política sempre, atuando com a sociedade, quebrando estigmas”, declarou.
Ela destacou a contribuição que o Parlamento municipal tem dado ao fomentar discussões com a sociedade.
“A Câmara de Fortaleza tem um papel importantíssimo. O presidente Léo Couto tem fortalecido essa temática, dando uma atenção e a gente precisa dessa visibilidade para que a sociedade tenha um novo olhar e possa contribuir para um mundo mais justo e mais humano. Aqui no município de Fortaleza, nós temos projetos de prevenção nas escolas e também nas comunidades, principalmente voltados para práticas esportivas nas comunidades, para que a gente possa fortalecer as ações de prevenção e evitar esses problemas com o uso de drogas no futuro”, relatou.
Com o intuito de levar informação e promover a difusão de boas práticas de prevenção, tratamento, acolhimento e reinserção social de usuários de drogas, a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas mobiliza diversos setores da sociedade e do poder público no sentido de desenvolver iniciativas, ações e campanhas de prevenção nas comunidades e no sistema de ensino público e privado, por exemplo.

A mesa da cerimônia foi presidida pelo presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Leo Couto; e contou com a presença da secretária Executiva de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social (SPS), Lidiane Rebouças; a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marta Machado; pelo desembargador José Antônio Parente da Silva, decano e ouvidor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região; pelo coordenador especial de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Fortaleza, Técio Nunes; e pela secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Homenageados
- Marta Machado, secretária Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad/MJ);
- Jade Romero Paz, vice-governadora e secretária da Proteção Social do Ceará (SPS);
- Onélia Maria Moreira Leite de Santana, conselheira do Tribunal de Contas do Ceará (TCE);
- José Antônio Parente da Silva, desembargador e ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 7ª Região;
- Giovana de Melo Araújo, promotora de Justiça – Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE);
- Lidiane Nogueira Rebouças, secretária Executiva de Políticas sobre Drogas da SPS;
- Sandro Camilo Carvalho, secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS;
- Fabiane do Amaral Gubert, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC);
- Nara Albuquerque Goes, assessora local da Senad no Ceará;
- Amanda Pereira Albuquerque, coordenadora de Políticas sobre Drogas do Estado;
- Célia Magda Portela Coelho, secretária Executiva do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepod/SPS);
- União de Jovens do Vicente Pinzon (UJVP);
- Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece).