Últimas Notícias


Câmara de Fortaleza economiza mais de 10 toneladas de papel em cinco meses com nova política de sustentabilidade
Home Últimas Notícias Câmara de Fortaleza economiza mais de 10 toneladas de papel em cinco meses com nova política de sustentabilidade

Em pouco mais de 5 meses de operação da plataforma CMFor360, a Câmara de Fortaleza já reduziu o uso de papel em 95% dos processos envolvendo a apresentação de iniciativas dos vereadores junto ao Departamento Legislativo. O Núcleo de Sustentabilidade da Casa mensurou esse percentual em números, que mostra uma economia de cerca de 10 toneladas de papel, e uma estimativa da preservação de até 250 árvores por ano.

Transformação digital em números

🧾 Sustentabilidade em ação
💡 10,3 toneladas de papel deixaram de ser usadas;

📚 Eficiência que conta
🌿 2.068.200 folhas economizadas por ano;

🌳 Preservação ambiental
💚 Entre 175 e 250 árvores salvas anualmente;

🌎 Compromisso com o planeta
🌤️ 10 a 12 toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas.

O presidente Leo Couto (PSB) celebrou a marca alcançada pela política de sustentabilidade, um dos pilares da gestão, contando com o apoio dos parlamentares na efetivação das ações.

“A nossa meta é zerar o uso de papel até o fim do ano em todos os processos administrativos e legislativos da Casa, e já conseguimos até esse mês de outubro uma adesão de 95% ao sistema. Resultado que reflete uma integração dos parlamentares e das pessoas que atuam na Casa na construção de uma política sustentável atrelada a inovação”, destacou Leo Couto.

O presidente do Parlamento Municipal chamou atenção, ainda, para o trabalho realizado pela Coordenadoria de Informações e Dados no desenvolvimento da plataforma, que colocou a Câmara de Fortaleza como destaque em digitalização de processos, integrou sistemas e reforçou a segurança e proteção de dados da Casa.

“Vale destacar que a plataforma foi testada e desenvolvida pela nossa equipe de Tecnologia da Informação. E ao alcançar essa marca, que envolve sustentabilidade e inovação, temos a certeza que estamos no caminho certo ”, frisou.

O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da Casa, Heury Silva, destaca essa trajetória da Casa como um exemplo para a gestão pública.

“Convidamos toda a Câmara para concluir a adesão ao CMFor360 e, quando o uso de papel for imprescindível, priorizar o de origem sustentável. Ao fazer isso, a Câmara demonstra e reforça que a adoção de práticas sustentáveis é um compromisso com o futuro e com as próximas gerações, assumindo, assim, um papel de liderança que deve ser seguido por outras instituições”, destaca.

Do gabinete às ruas: como funciona a transformação

A experiência do Gabinete 17, do vereador Professor Aguiar Toba (PRD) com a plataforma CMFor360 tem sido extremamente positiva, com uma adaptação rápida ao processo. Desde a sua implementação, o trabalho tornou-se significativamente mais ágil e organizado.

O protocolo de propostas, como destaca a assessora Nalanda Braga, que antes era mais burocrático, agora é simplificado: a redação é feita no Word, convertida para PDF e assinada digitalmente pelo vereador.

A assessora Nalanda faz uma relação direta da utilização plataforma na otimização dos trabalhos, tornando mais célere as respostas às demandas da população. Ela lembra do processo burocrático para que os projetos fossem digitalizados e disponibilizados para os parlamentares, o que hoje, com o sistema, tem alcançado resultados imediatos.

Antes, relembra Nalanda, as demandas de infraestrutura, muito comuns no dia a dia do gabinete, dependiam da espera pela digitalizar e entrar na pauta, além das fotos escaneadas em preto e branco, que não transmitiam a real situação dos problemas.

“Agora, com a plataforma temos a possibilidade de anexar fotos coloridas e a localização exata via Maps, a comunicação com as secretarias ficou muito mais eficaz. Esta praticidade permite “pular uma etapa”, pois o setor responsável já recebe a avaliação visual do local, acelerando a tramitação de serviços como tapa-buracos e limpeza”, reforçou.

Para o diretor do Departamento Legislativo, Amilton Loiola, o ganho foi duplo.

“O trabalho do Legislativo tem sido muito mais dinâmico, fácil e prático, porque a plataforma CMFor360 nos proporciona até nos concentrarmos melhor, tanto na recepção como no cadastro das matérias”, acrescentou.

Ele destaca a segurança e a celeridade na geração dos protocolos eletrônicos que organizam e protegem as informações, além de envolver todos que atuam na Casa na pauta da sustentabilidade.

“Na área da sustentabilidade nós já reduzimos no Departamento Legislativo em torno de 85% do uso do papel. Já existia todo um cuidado antes da plataforma e ela veio para somar nessa questão”, apontou Amilton Loiola.

Suporte e adaptação

A transição para o digital é um processo que tem acontecido de forma natural e dentro da dinâmica de cada gabinete. “No início, houve um certo cuidado, é normal com qualquer novidade”, reconhece Amilton Loiola. O diretor destaca o suporte necessário aos gabinetes na adaptação do novo sistema e que qualquer dúvida tem sido resolvida pelas equipes do COGEL e da COID – Coordenadoria de Informação e Dados, que lidera a implantação do sistema.

E o resultado é um Legislativo mais moderno, ágil e, acima de tudo, consciente de seu papel na preservação do meio ambiente. A CMFor360 mostrou que tecnologia e sustentabilidade andam juntas – e que é possível servir a população com muito mais eficiência e muito menos papel.

Compartilhe:
Veja Mais