
A Câmara de Fortaleza realizou na noite desta terça-feira, 29, uma solenidade em alusão ao centenário do empresário Edson Queiroz, justificada pela grandiosidade deste ilustre filho do nosso Estado, que levou o empreendedorismo e o crescimento para além de nossas fronteiras. Na ocasião, familiares e pessoas ligadas à história do industrial cearense, foram representadas pelo diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz, que recebeu uma placa de reconhecimento, pelo legado deixado pelo industrial à nossa sociedade. A sessão solene foi conduzida pelo propositor da homenagem e presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB).
Propositor da solenidade, o presidente da Casa, vereador Leo Couto, ressaltou a relevância do legado de Edson Queiros para as famílias cearenses, por meio dos produtos e serviços ofertados pelo grupo idealizado pelo Industrial. “Falar no desenvolvimento do Ceará e não trazer a figura do industrial Edson Queiroz ao debate é como omitir um capítulo fundamental da nossa história: de transformações econômicas e sociais impulsionadas pelo trabalho, pela educação e pela ousadia visionária de um homem à frente do seu tempo. Ouso dizer que um dos maiores feitos, talvez o maior, de Edson Queiroz é ter, todo dia, um fruto do seu trabalho presente no lar do povo da sua terra. Da água que mata a sede ao gás que gera combustível para cozinhar a refeição do dia a dia. Do fogão que prepara a comida à geladeira que conserva os alimentos, a informação com credibilidade que quebra barreiras e chega diariamente à casa dos cearenses.”
Representando a memória do homenageado da noite, o diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz destacou a educação como principal legado do chanceler Edson Queiroz e classificou os feitos do industrial como ousadia. “Como membro da família Queiroz, nos sentimos honrados neste momento. Foi no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa, e agora na Câmara de Fortaleza, mostrando o poder político, o poder público, reconhecendo tudo o que o doutor Edson deixou aqui. Edson Queiroz fez uma universidade. Naquela época, ele foi de uma ousadia ímpar, sempre foi ousado, mas ousar na educação, como ele fez, foi incrível. Se pudesse resumir Edson Queiroz em uma palavra, seria: ousadia.”

Quem também prestigiou a homenagem e discursou na solenidade, foi o vereador Benigno Junior (Republicanos). o parlamentar enfatizou a contribuição do legado de Edson Queiroz, em sua vida, por meio de sua formação acadêmica, na Universidade de Fortaleza. “Eu sou formado pela Unifor, no ano de 1995 e estou fazendo trinta anos como advogado, esse ano. É uma universidade de muita história para mim, pois foi o local da minha formação. Meu filho Mateus também se formou pela Unifor, então isso nos traz muita satisfação e pertencimento. Então, eu não podia deixar de estar aqui, hoje, para prestigiar esse momento.”
Além do presidente da Casa, vereador Leo Couto, do diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, e do vereador de Fortaleza, Benigno Junior, estiveram ainda, o procurador geral do Município de Fortaleza, Dr. Hélio Leitão, neste ato, representando o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e o reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Randal Martins Pompeu.

A solenidade foi abrilhantada com o Coral da Universidade de Fortaleza (Unifor), acompanhada pela Camerata da instituição de ensino. Na ocasião, além de entoarem o hino nacional brasileiro, junto aos demais presentes, Coral e Camerata fizeram uma apresentação musical especial, emocionando a quem acompanhava a homenagem e arrancando aplausos.
Edson Queiroz
Filho de um comerciante e uma dona de casa, Edson Queiroz nasceu na cidade de Cascavel, no Ceará e desde muito cedo demonstrava sua vocação para os negócios, tanto no ramo do comércio, como, posteriormente na indústria e serviços. No início de sua trajetória comercial, ganhou a concorrência púbica e teve êxito na exploração do centro comercial, Abrigo Central, na praça do Ferreira.
Como relatado por muitos que desfrutaram do prazer de sua convivência, Edson Queiroz era um homem a frente do seu tempo, tendo sua visão empresarial sido marcada pela ousadia, empreendedorismo e inovação, traços marcantes do Grupo que carrega, até hoje, seu nome.
Como exemplo, começou a vender gás de cozinha e fogões à revelia da desconfiança do público sobre a segurança do processo. Relata-se que ele instalava pessoalmente na casa das pessoas e lhes dava uma semana para decidir se estavam satisfeitos com o novo equipamento. Nos caminhões que transportavam os produtos, fixou o slogan: “Pergunte a quem tem um”, e fomentou uma rede de troca de experiências no “boca a boca”. Deu certo, e ele findou com certo protagonismo na mudança da forma do cearense cozinhar.
Seu legado se perpetua através do Grupo Edson Queiroz, como já dito, que atualmente é referência nacional e atua nos segmentos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.
Sua contribuição também se estendeu ao setor educacional, tendo, no ano de 1971, criado a Fundação Edson Queiroz e, dois anos depois, concretizou um de seus maiores projetos: a inauguração da Universidade de Fortaleza (Unifor). sua visão inovadora e compromisso com o desenvolvimento social seguem como referência para os setores educacional e industrial.
Edson Queiroz faleceu precocemente, em 1982, vítima de um acidente aéreo na serra de Aratanha, em Pacatuba-CE, mas deixou para o povo do nosso Estado um legado único e extraordinário.
Confira aqui as imagens desta solenidade:
Fotos: André Lima