
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou, nesta terça-feira (6), a concessão do título de cidadão fortalezense para o empresário Vilmar Ferreira, fundador do Grupo Aço Cearense. Proposta pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), a homenagem busca reconhecer os relevantes serviços prestados pelo industrial para o desenvolvimento socioeconômico da Capital.
“O Grupo Aço Cearense atravessou as fronteiras do nosso Estado e, hoje, está entre as 10 maiores siderúrgicas e metalúrgicas do Brasil, gerando mais de 5 mil empregos diretos e cerca de 60 mil indiretos em todo o País. Esse resultado tem como base o trabalho sólido de Vilmar Ferreira, que há 45 anos se dedica à indústria do aço”, destacou Leo Couto.
Atualmente, o grupo é responsável por operar a Siderúrgica Norte Brasil S.A. (Sinobras), localizada na cidade de Marabá (PA), a maior do Norte e Nordeste, e a Sinobras Florestal (TO). No Ceará, a companhia atua com a Aço Cearense, com força comercial, industrial e logística, além da forte veia social, sustentada pelo Instituto Aço Cearense — que proporciona transformação e inclusão social com base na saúde, educação, cultura, esporte e empreendedorismo.
A Aço Cearense vende para todo o Brasil, com produção voltada para o mercado nacional, principalmente para os pequenos e médios produtores. A partir de Fortaleza e Marabá, a companhia distribui para 19 mil clientes em todo o País. Em 2024, a empresa faturou R$ 6,6 bilhões.
A data para entrega do título de cidadão honorário de Fortaleza será definida posteriormente.
Trajetória
Natural de Marco, no interior do Ceará, Vilmar Ferreira mudou-se para Fortaleza aos 18 anos para tentar criar o próprio negócio. iniciou no setor de bebidas, mas foi no ramo da siderurgia que encontrou a prosperidade.
Em 1979, criou o próprio negócio, a ‘Ferro OK’, uma pequena distribuidora de ferro e aço na Capital. O negócio prosperou e, cinco anos depois, tornou-se a Aço Cearense. O grupo expandiu e, atualmente, está entre as 10 maiores empresas siderúrgicas e metalúrgicas do Brasil.
Hoje, o Grupo Aço Cearense engloba as empresas Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Aço Cearense Logística, SINOBRAS, SINOBRAS Florestal e o Instituto Aço Cearense.