Coberturas
Câmara concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao Cirurgião Plástico Fernando Bastos
Home Últimas Notícias Câmara concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao Cirurgião Plástico Fernando Bastos

 

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na noite da última  sexta-feira (27), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza, ao Dr. Cirurgião Plástico Fernando Teixeira Bastos Júnior, na ocasião representado pelo Dr. Fabrício de Souza Martins. A solenidade foi proposta pela vereadora Bá (PP), através do Decreto Legislativo 050/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.

Em sua fala, a vereadora saudou aos presentes e destacou os serviços prestados pelo cirurgião a sociedade cearense e falou um pouco de sua trajetória na área da cirurgia plástica, em especial na cirurgia de reparação capilar. “Destaco o compromisso com seu aperfeiçoamento aliado ao alto grau que desempenha na especialidade que abraçou. Suas qualidade fazem com que ele seja reconhecido no Brasil e exterior. Para mim, Dr. Fernando Bastos, é uma grande honra tê-lo entre nós cidadãos fortalezenses”, disse.

Com a palavra, Dr. Fabrício relatou o motivo da ausência do homenageado por motivo de problemas de saúde com familiares ocorridos na cidade de Recife. Na ocasião, aproveitou para ler uma mensagem enviada por Dr. Bastos, onde agradece a honraria concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza, e em especial, a propositora da homenagem, vereadora Bá.

Trechos da mensagem do homenageado, Dr. Fernando Bastos. “A vereadora Bá realizou um grande sonho meu de se tornar cidadão de Fortaleza. Obter o título de cidadão fortalezense é um motivo de muito orgulho e satisfação. Receber essa honraria não aconteceu num passe de mágica. Cheguei a esta Casa graças as pessoas que se preocuparam comigo e que estiveram comigo em todos os momentos apoiando. Sinto-me profundamente honrado e bastante envaidecido. Compartilho a alegria deste Título com muitos que direta e indiretamente me ajudaram para essa distinção. Sinto-me muito acolhido como cidadão fortalezense, somos irmãos nordestinos. Mesmo não estando presente me sinto verdadeiramente emocionando. Esse título sela de vez minha relação com Fortaleza, cidade que aprendi a amar e não tenho dúvida que é umas das cidades melhores para se viver.” finalizou.

Um pouco da biografia do homenageado

Nascido em Recife (PE), o homenageado formou-se em medicina no ano de 1981, e em 1986 concluiu a pós-graduação em cirurgia plástica (residência médica) onde abraça a especialidade com profunda dedicação. Em 1991, ingressou no Serviço da Santa Casa e Clínica de Cirurgia Plástica do professor Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, na qualidade de estagiário Fellow, enriquecendo sua bagagem científica e abrindo a visão para novos horizontes.

Já em 1995, Dr. Fernando Bastos defendeu tese para ascender a membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no congresso brasileiro de cirurgia plástica, em Brasília. Ainda em 1995 recebeu o convite do Dr. Ageu Brasil e inicia sua trajetória de cirurgias itinerantes em Fortaleza e em outros estado brasileiros. Anos depois Dr. Bastos se transfere para o Hospital Gastroclínica onde opera até hoje.

Em 2009, Dr. Fernando Basto revalida o seu diploma de médico e cirurgião plástico em Portugal e passa a categoria de membro da Ordem dos Médicos portuguesa. Em 2011 se trona especialista americano na área de restauração capilar, reconhecido mundialmente pelas instituições de ensino. Em 2019 a Clínica Fernando Basto fez parceria coma Clínica Haim Erel e juntos formam o maior centro de cirurgia plástica, implante capilar e dermatologia da região.

Veja Mais