Coberturas
Câmara aprova teste do exame de sangue CPK em Fortaleza
Home Últimas Notícias Câmara aprova teste do exame de sangue CPK em Fortaleza

 

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na última  quarta-feira (22/7), o Projeto de Lei Nº 0179/2020, de autoria do vereador Michel Lins, que disponibiliza e torna obrigatório o exame de sangue CPK (creatinofosfoquinase) na triagem neonatal na rede pública e particular com cobertura do Sistema Único de Saúde, no âmbito do município.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa partiu das entidades que lutam pelas doenças raras, no caso a ACDG – Associação Cearense de Doenças Genéticas e a ACDM – Associação Cearense de Distrofias Musculares, tendo em vista a dificuldade de identificar precocemente as síndromes que por falta de tratamento no início diminui drasticamente os dias de vida de milhares de crianças. Com o exame de sangue CPK será possível tratar no início e dar mais qualidade de vida a essas pessoas.

“O exame vai possibilitar o diagnóstico precoce de doenças como a DMD (Distrofia Muscular de Duchenne), que é bastante severa e tem afetado muitas crianças. Ainda não existe cura, mas quanto mais cedo ela for diagnosticada, e iniciado o tratamento, mais chances as crianças terão de viverem por mais tempo”, afirmou o vereador, mostrando-se confiante na sanção por parte do prefeito Roberto Cláudio.

Veja Mais