Coberturas
Câmara aprova projeto que proíbe uso de canudos plásticos em Fortaleza
Home Últimas Notícias Câmara aprova projeto que proíbe uso de canudos plásticos em Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira, 11, em discussão única o projeto de lei ordinária 366/2018, de autoria do vereador Iraguassú Filho (PDT), que dispõe sobre a proibição do fornecimento de canudos plásticos nos estabelecimentos comerciais de Fortaleza. A matéria segue agora para apreciação em redação final e depois para sanção do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Segundo a justificativa do projeto, o consumo de plástico é uma constante preocupação dos cientistas ambientais, que buscam em suas pesquisas chamar atenção da população para os impactos que isso ocasiona no meio ambiente. “Conforme dados do World Wide Fund for Nature*, o Brasil produz mais de 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, ocupando o 4º lugar de maior produtor de lixo plástico do mundo”.

O vereador destaca, ainda, que se não bastasse a quantidade de lixo plástico produzido no país, a situação se agrava diante do tempo de decomposição do material plástico. Ressalta que um canudo, por exemplo, leva no mínimo 200 anos para se decompor. E caso esse consumo siga no mesmo ritmo de hoje, cientistas preveem que haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050.

Diante dessa realidade, entende que cabe ao Poder Público, adotar iniciativas que diminuam o impacto no meio ambiente. A proibição de canudos já é uma realidade em alguns estados do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja Mais