Coberturas
Biblioteca César Cals de Oliveira celebra 100 anos de fundação
Home Últimas Notícias Biblioteca César Cals de Oliveira celebra 100 anos de fundação

 

Biblioteca César Cals de Oliveira

Fundada em 29 de agosto de 1920, por meio da Lei 1.735, a Biblioteca César Cals de Oliveira é o guardião da memória do Poder Legislativo estadual, conforme ressalta a coordenadora do setor, Daniele Nascimento. Segundo ela, “quando foi criada, era destinada ao uso exclusivo dos parlamentares”.

Durante muitos anos, o acervo bibliográfico passou por muitas salas. Somente em 2001, na gestão do então presidente da Casa, Welington Landim, a biblioteca ganhou uma sede própria e passou a ser denominada de César Cals de Oliveira, numa homenagem ao médico e ex-presidente da Casa no biênio 1935/1937.

César Cals de Oliveira, pai do ex-governador e ex-senador César Cals de Oliveira Filho e avô do ex-presidente da Assembleia Legislativa Marcos Cals, foi deputado estadual a partir de 1925 e, além de atuar no Poder Legislativo estadual, foi prefeito de Fortaleza (1930/1931).

Com o novo local, foi possível abrir o acervo também para o público externo. “A comunidade passou a ter acesso às obras e a um espaço para estudo e pesquisa”, destaca Daniele Nascimento.

ACERVO

A coordenadora acentua que, inicialmente, a maior parte era de obras ligadas ao conhecimento jurídico. “Com o passar dos anos, o acervo foi ampliado, e novos temas também ganharam destaque, como História do Ceará, Literatura, Administração Pública e Turismo”, aponta.

Atualmente o equipamento dispõe de 10 mil obras, tendo recebido mensalmente cerca de 400 visitantes até março deste ano, quando teve início a pandemia da Covid-19, levando à suspensão temporária do atendimento presencial.

O equipamento é subordinado administrativamente à Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), vinculado à Diretoria Acadêmica da instituição. “Isso fez com que o público se diversificasse ainda mais”, observa Daniele Nascimento.

São oferecidos aos interessados, além de acesso aos livros, consulta à internet, com três computadores disponíveis; impressão de pesquisas, gratuitamente, obedecendo a um limite de 20 folhas por pessoa; empréstimo de livros exclusivamente para os servidores da Assembleia Legislativa. O espaço físico da Biblioteca César Cals de Oliveira é projetado com o objetivo de proporcionar conforto e funcionalidade durante os estudos aos seus usuários.

ATIVIDADES

O equipamento também desenvolve atividades de entretenimento e divulgação, conforme explica Daniele Nascimento. “Temos o Clube de Leitura, realizado na última sexta-feira de cada mês; o projeto Autores da Vez, que distribui folders produzidos bimestralmente com biografia de escritores, com textos e dicas de leitura, além da disponibilização do salão para atividades da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), promovendo o programa Em Rodas de Biblioterapia”, exemplifica, em referência às atividades presenciais, a serem retomadas posteriormente.

SERVIÇO

Aberta normalmente das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no 4º andar do anexo II da Assembleia, a biblioteca suspendeu as atividades temporariamente, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Contatos prévios podem ser feitos pelo telefone (85) 3277.2696.
Da Redação/ com Comunicação Interna

Veja Mais