Últimas Notícias
Bairro Canidezinho recebe a sexta torre de segurança comunitária
Home Últimas Notícias Bairro Canidezinho recebe a sexta torre de segurança comunitária

A cidade de Fortaleza receberá na quinta-feira (27/06/19) mais um equipamento de Segurança Pública e ação comunitária, cujo objetivo é reduzir a criminalidade na Capital cearense. Será inaugurada a sexta Torre blindada do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) em parceria com o governo do Estado. A torre está instalada no bairro Canindezinho, onde guardas municipais e policiais militares estarão atuando conjuntamente durante 24 horas junto à população na prevenção à violência. Também estarão diariamente à disposição da população local servidores da administração municipal com serviços, assistência social e de saúde e atividades esportivas e de lazer.

Este é o sexto equipamento do PMPU instalado em Fortaleza. Cinco comunidades da Capital já contam com os serviços de proteção urbana e cidadania do PMPU: Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará e Caça e Pesca. E em todas elas já foi comprovada uma acentuada queda dos índices criminais relativos aos homicídios, latrocínios, lesões corporais e roubos. Levando em consideração, e comparando, o mês de maio de 2017 até maio de 2018, esticando até março de 2019, a redução da criminalidade chegou a 66,6 por cento.

Agora a sexta torre será entregue à comunidade do Canindezinho, em ato de inauguração que será realizado a partir das 15 horas desta quinta-feira, com as presenças do prefeito Roberto Cláudio e do vice-prefeito e coordenador do PMPU, Moroni Torgan.

A exemplo do que já ocorre nas outras torres blindadas de segurança e ação social, no Canindezinho, o patrulhamento será realizado durante 24 horas no perímetro de abrangência da Torre. Contará com a presença de viaturas e motos da Guarda Municipal de Fortaleza e da Polícia Militar. A área passará a contar também, diuturnamente, com a vigilância de uma rede de 40 câmeras instaladas em diversos pontos do perímetro definido. As imagens serão monitoradas através da central eletrônica instalada na torre, onde avenidas, ruas, becos e praças estarão sendo vistas nos monitores. Essa vigilância virtual vai direcionar as operações diárias dos agentes. Há ainda um drone, em cada torre para o reforço da vigilância eletrônica.

No modelo de funcionamento definido para a célula de segurança e cidadania, a vigilância será complementada com blitze diária em pontos diferentes do bairro, com revistas em veículos, condutores e passageiros. Em ação de maior envergadura, além de guardas e PMs e policiais civis, estarão presentes outros órgãos municipais e estaduais como a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Juizado da Infância e da Adolescência de Fortaleza. O objetivo é um só: levar a paz social à comunidade com a redução dos índices criminais.

Paralelamente ao trabalho de monitoramento e dos agentes de segurança na Torre, o Programa de Municipal de Proteção Urbana leva ao local do perímetro, em espaço anexo à Torre, o ESPAÇO DA CIDADANIA, que vai oferecer, diariamente à comunidade diversos serviços, como:

– SINE (2 serviços disponíveis):
Agendamento Carteira de Trabalho
Consultas de vagas;
– MEI (5 serviços disponíveis):
Formalização
Emissão de boletos
Declaração anual
Baixa na empresa
Emissão de certidões e/ou comprovantes
– CPF (4 serviços disponíveis):
Emissão de 1° e 2° via
Regularização do CPF
Alteração cadastro CPF
Emissão de comprovante de inscrição e de situação cadastral

E logo que sejam compridas exigências burocráticas serão instalados também os serviços de emissão de documentos, oferta de cursos profissionalizantes e de empreendedorismo, práticas artísticas e esportivas e encaminhamento para tratamento médico para dependentes químicos.

SERVIÇO:

O QUÊ: Inauguração da Torre de Proteção Comunitária do bairro Canindezinho

QUANDO? Nesta quinta-feira (27/06) a partir de 15 horas

ONDE? Avenida Gen. Osório de Paiva com Rua Pitangueira – Pracinha do Canindezinho – Fortaleza

Veja Mais