Últimas Notícias
Audiência requerida por Érika Amorim aponta riscos da mudança no rol de procedimentos da ANS
Home Últimas Notícias Audiência requerida por Érika Amorim aponta riscos da mudança no rol de procedimentos da ANS

A mudança do entendimento sobre a lista de procedimentos definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que está em discussão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi destaque em audiência pública realizada nesta terça-feira (7/6) pela Assembleia Legislativa do Ceará, promovida pela Comissão de Saúde e Seguridade Social a partir de um requerimento da deputada Érika Amorim (PSD), terceira secretária da Mesa Diretora.

A discussão apontou os riscos que a questão representa para usuários do plano de saúde, para o sistema de saúde e para a população em geral. A retomada do julgamento do STJ sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS está prevista para esta quarta-feira (8/6) e aborda se o rol é taxativo ou exemplificativo, ou seja, se os planos devem cobrir exclusivamente o que está na lista ou se os procedimentos elencados são exemplos e há possibilidade de custeio para outros tratamentos.

A deputada Érika Amorim comentou a preocupação com a questão, afirmando que “o rol taxativo traz seríssimas consequências para toda a sociedade. Se houver essa mudança poderá comprometer de forma drástica o cotidiano de muitas famílias e pessoas da nossa sociedade, muitas delas que já lutam e travam batalhas com relação aos seus procedimentos”.

A parlamentar explicou que a ANS foi convidada para a audiência, mas não houve retorno, pontuando ainda que já haviam sido enviados ofícios aos 11 ministros do STJ para sensibilizar sobre o tema e buscar esclarecimentos sobre o tema, também sem resposta.

Participaram do debate o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras da OAB-CE, Alexandre Costa; o presidente Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB-CE, Emerson Damasceno; a advogada Bianka Cunha, que atua na área do direito à saúde; o presidente Associação Cearense de Defesa do Consumidor, Thiago Fujita, e Celmar Feitosa Viana, presidente da Associação Cearense de Assistência a Mucoviscidose (ACEAM). Diversas pessoas atuantes na área da saúde e dos direitos das pessoas com deficiência compartilharam suas histórias e dificuldades no acesso à saúde, assim como o risco da mudança de entendimento do rol da ANS.

Compartilhe:
Veja Mais