Últimas Notícias
Assembleia participa do lançamento da campanha Ceará Lixão Zero
Home Últimas Notícias Assembleia participa do lançamento da campanha Ceará Lixão Zero

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), participou na manhã da última  sexta-feira (18/06), do Encontro de Gestores para debater a implantação da política de resíduos sólidos nos municípios e lançamento da campanha de educação ambiental “Ceará Lixão Zero”.
O parlamentar ressaltou que a Assembleia Legislativa está cumprindo seu dever com a sociedade, implementando importantes ações para preservação do meio ambiente, pautando matérias relevantes e estimulando ações na Célula de Sustentabilidade Ambiental.
“Buscamos incrementar projetos de sustentabilidade ambiental, energia limpa e redução de papel com a modernização do fluxo de documentos, além do reúso responsável da água. Em breve, contaremos com a instalação de uma estação de tratamento de água para usar nos pisos, jardim e descarga”, assinalou.
O deputado informou ainda que a Semana do Meio Ambiente na Casa reuniu diversas atividades e encerrou com a distribuição de mudas. “Olhando para sustentabilidade ambiental e socioeconômica das comunidades do entorno, lançamos em junho o Núcleo de Responsabilidade Social e assinamos a Carta de Adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, informou.
Evandro Leitão enfatizou ainda que a agenda ambiental se faz necessária e urgente diante do contexto de desmatamento da Amazônia. “A política ambiental brasileira está sendo desastrosa e o Ceará está indo na direção contrária a isso, buscando cuidar do meio ambiente”, destacou.
O parlamentar salientou também que o parlamento cearense apoia a Política Estadual de Resíduos Sólidos, em sintonia com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que promove ações em parceria com os municípios para reduzir ao máximo o volume de resíduos que vêm sendo destinado aos mais de 300 lixões existentes no Ceará.
O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, ressaltou que o Governo do Estado está fazendo um grande trabalho, junto com diversas entidades governamentais para superar os problemas dos lixões. “Sabemos que os consórcios são as melhores opções para pequenos e médios municípios quanto à destinação de resíduos e, atualmente, temos 167 municípios consorciados”, detalhou.
O secretário comemorou a parceria com a Assembleia Legislativa e ressaltou ações do Estado, como o Plano de Coleta Seletiva Múltipla, Lei da Política Estadual de Resíduos e planos regionais de gestão de resíduos.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, também celebrou o apoio da Assembleia na preservação ambiental e destacou a importância das parcerias entre Estado e municípios para superar os problemas dos lixões.
O presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, explicou que o Ceará tem trabalhado de forma ativa e resolutiva e frisou a construção do Laboratório de Resíduos Sólidos do Nutec, que deve ser aliado na política de preservação do meio ambiente.
O Encontro de Gestores é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Assembleia, Secretaria das Cidades (SCidades), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace) e Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).
Estavam presentes no encontro secretários de Estado, representantes da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace) e Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e prefeitos.
Veja Mais