Últimas Notícias
Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene ao Dia da Conscientização sobre Cardiopatia Congênita, atendendo requerimento de autoria da deputada Marta Gonçalves
Home Últimas Notícias Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene ao Dia da Conscientização sobre Cardiopatia Congênita, atendendo requerimento de autoria da deputada Marta Gonçalves

A Assembleia Legislativa do Ceara realizou, nesta segunda-feira, 12 de junho, Sessão Solene em Alusão ao Dia da Conscientização sobre Cardiopatia Congênita, atendendo requerimento de autoria da Deputada Marta Gonçalves. Em seu pronunciamento, a Deputada destacou que a data é um momento mais para reflexão do que para comemoração. “Queremos alertar a sociedade e os poderes públicos sobre a necessidade do diagnóstico e do tratamento precoce, desta forma poderemos salvar muitas vidas!”.

Segundo ela, um dos segmentos mais atingidos por cardiopatias congênitas são as pessoas com síndrome de Down. “Apesar da significativa melhora na expectativa de vida desses pacientes, há uma longa fila de espera para o tratamento e cirurgias. Com o objetivo de alertar os poderes constituídos e a sociedade sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce, propus o projeto de lei N.º 285/2023, que inclui no calendário oficial de eventos do Ceará, a Semana Estadual de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita, celebrada anualmente na segunda semana do mês de junho,” pontuou.

A deputada também apresentou outros três projetos que visam possibilitar o diagnóstico precoce: O 286/2023, que tornar obrigatório a realização do “Teste do Coraçãozinho”, O 287/2023, que dispõe sobre o direito do exame ecocardiograma pediátrico nos recém-nascido com síndrome de Down e o 376/2023 que assegura a realização do exame do estudo cromossômico, denominado teste de cariótipo, nos recém-nascidos com diagnóstico ou suspeita de doenças cromossômicas ou genéticas. “Acredito que essas propostas abrirão as portas para que tenhamos diagnósticos mais precisos e tratamento precoce. Com isso, muitas vidas serão salvas.”

Compartilhe:
Veja Mais