Coberturas
Assembléia Legislativa do Ceará homenageia rede de entidades que atuam na defesa do semiárido brasileiro
Home Últimas Notícias Assembléia Legislativa do Ceará homenageia rede de entidades que atuam na defesa do semiárido brasileiro

 

AL homenageia rede de entidades que atuam na defesa do semiárido brasileiro

A Assembleia Legislativa promove, nesta segunda-feira (16/03), a partir das 15h, sessão solene em alusão aos 20 anos de fundação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A iniciativa é do deputado Moisés Braz (PT) e será realizada  no Plenário 13 de Maio.

O parlamentar ressalta que  a Articulação Semiárido Brasileiro é uma rede que defende, propaga e executa, através de políticas públicas, projetos de convivência com o semiárido. “É formada por mais de três mil organizações da sociedade civil: sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, organizações não-governamentais, organizações sociais, entre outros”, observa.

Moisés Braz explica que a rede conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o semiárido, defendendo os direitos dos povos e comunidades da região. As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos 10 estados que compõem o semiárido brasileiro (CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, PI, MA e MG). “A missão é fortalecer a sociedade na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o semiárido, referenciados em valores culturais e de justiça social”, acrescenta.

O deputado ressalta a relevância de “se reconhecer o trabalho realizado por esta instituição do desenvolvimento rural, sustentável e solidário.”

Serão agraciados com a homenagem, o Centro de Pesquisa e Assessoria Esplar, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), Comissão Pastoral da Terra (CPT/CE), Associação Cristã de Base (ACB), Instituto Antonio Conselheiro de Apoio, Assessoria e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano (IAC), Escola de Formação Política e Cidadania (Espaf), Cáritas Brasileira Regional Ceará, Federação do Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Instituto Elo Amigo, além de oito agricultores.

Veja Mais