Últimas Notícias
Aprendizagem dos estudantes cearenses será fortalecida com Programa Ceará Educa Mais
Home Últimas Notícias Aprendizagem dos estudantes cearenses será fortalecida com Programa Ceará Educa Mais

 

Com 25 ações estratégicas, o programa será desenvolvido em articulação com a educação em tempo integral e com a educação profissional e tecnológica

“Vamos continuar apostando sempre que o caminho para transformar as pessoas é através da educação”, afirmou o governador Camilo Santana ao sancionar, na manhã desta quinta-feira (22), a lei que implementa o Programa Ceará Educa Mais. Ao seu lado estava a secretária da Educação, Eliana Estrela. A solenidade foi transmitida ao vivo pelas redes sociais e acompanhada por gestores educacionais, professores e estudantes.

O Ceará Educa Mais tem o objetivo de elevar o desempenho acadêmico dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de ensino, buscando a aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano e também o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos.

“São ações e programas que já estão sendo desenvolvidos e outras inovações em articulação com a educação em tempo integral e com a educação profissionalizante e tecnológica no Estado do Ceará. O foco [do Ceará Educa Mais] é a inovação educacional, é a superação dos desafios com o intuito de promover as transformações necessárias à educação e criar oportunidades para os nossos jovens, melhorar cada vez mais as condições para nossos jovens e professores”, enfatizou Camilo Santana.

O programa está fundamentado em oito eixos: Aperfeiçoamento pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.

Eliana Estrela explicou que o Ceará Educa Mais é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido por diferentes atores. “Eu quero reconhecer o trabalho dos coordenadores das Crede e Sefor, da nossa equipe Seduc, dos secretários-executivos, das assessoras institucionais, do Cientista Chefe da Educação, professor Jorge Lira, e do Rogers Mendes que, quando estava na Secretária da Educação, contribuiu muito neste projeto. Um programa feito a muitas mãos e com o olhar sensível do governador Camilo Santana”, agradeceu.

Com base nos oitos eixos foram estabelecidas 25 ações estratégicas que visam aprimorar e fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes cearenses.

Dentro do eixo Aperfeiçoamento pedagógico, Eliana destacou a ação que busca fortalecer o diálogo para fortalecer a atuação dos coordenadores escolares. “O coordenador escolar é uma pessoa importante na escola que faz esse elo com o professor que está no chão da sala de aula, com a gestão, com os pais”, disse.

Sobre o Desenvolvimento e Qualificação de Professores, Camilo Santana afirmou que o Governo do Ceará, por meio da Seduc, investe na valorização dos docentes da rede estadual, viabilizando cursos de mestrado, doutorado e outras oportunidades de formação em serviço, além de diversos compromissos assumidos pela atual gestão. “Todo esse plano reflete na carreira dos professores e traz resultados para a sala de aula e para a qualidade do aprendizado do aluno”, garantiu.

O eixo Avanço da Aprendizagem contempla quatro ações que envolvem professores e alunos. “Foco na aprendizagem é foco no trabalho pedagógico do ensino, na aprendizagem dos estudantes por meio da avaliação diagnóstica e formativa, articulada com material estruturado, sempre pautado em algumas premissas, como a equidade, descentralização e articulação curricular. É importante, também, que tenha modelos pedagógicos que estimulem o aluno para que ele se sinta bem na escola, no ambiente escolar”, explicou Camilo Santana.

Tempo Integral nas escolas é uma meta do Governo do Ceará, que já alcançou em 2021 a metade das unidades aptas a este formato. Com novas 46 unidades que passam a ofertar o tempo integral este ano, o Ceará contará com 324 escolas com jornada ampliada. São 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 201 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral.

“A gente vem sentindo por indicadores o abandono caindo. Cai o abandono, eles têm mais oportunidades na escola, a desigualdade social diminuiu também. São várias ações que a gente sente quando tem a escola em tempo integral. A formação do aluno, a capacitação para o mercado de trabalho, o ingresso na universidade, são todos indicadores que a gente acredita com essa escola de tempo integral“, justificou Eliana Estrela.

A Seduc oferta na rede pública estadual diversas oportunidades nas áreas do conhecimento e na formação profissional, com ampliação de carga horária, preparação dos jovens para o mundo do trabalho e um projeto de vida.

Dentro de Cuidado e Inclusão, o governador destacou a ação que contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos. “A escola é um lugar para aprender mas também é espaço para o desenvolvimento integral do aluno. Saber da relação dele com a comunidade escolar e dar apoio psicológico e educacional”, frisou.

Preparação para o Enem acontece através do “Enem: Chego Junto, Chego Bem!”, ação que ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas. “Desde o primeiro dia de aula, o Enem faz parte do cotidiano dos alunos”, comentou Eliana Estrela.

Ao apresentar o Educação Conectada, Camilo Santana falou sobre a transformação feita para garantir o acesso à educação híbrida e à conectividade, com foco na formação docente e no aprimoramento de ferramentas e estratégias relacionadas à Educação a Distância. “Esse foi um momento importante nesse período de pandemia. Nós inovamos mais uma vez conectando alunos, professores e escolas. Essa ação objetivou que nós continuássemos as aulas no ensino médio”, afirmou Camilo Santana, destacando os investimentos em equipamentos, chips de internet, tablets e computadores.

Ao fim, os gestores comentaram sobre a Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes, que acontece através do Ceará Científico, Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais qualificação profissional.

Camilo Santana encerrou a solenidade agradecendo a todos(as) que têm colaborado todos os dias para o desenvolvimento da educação no Ceará. “Quero agradecer, do fundo do coração, o trabalho e dedicação em nome de todos os professores e professoras da rede pública estadual. Vocês são guerreiros, vocês são lutadores. Vocês lutam por algo muito precioso, que é garantir um futuro de qualidade e oportunidade para os nossos jovens cearenses”, agradeceu.

Veja Mais