Coberturas
Aprece realiza reunião virtual emergencial com prefeitos e representantes do Governo do Estado para discutir ações de combate à Covid-19
Home Últimas Notícias Aprece realiza reunião virtual emergencial com prefeitos e representantes do Governo do Estado para discutir ações de combate à Covid-19

 

Com o objetivo de colaborar com as ações que precisam ser tomadas nos municípios cearenses para o combate à pandemia de Covid-19 em todo o Estado, a Aprece realizou, na manhã desta sexta-feira (5), uma reunião virtual emergencial com prefeitos e representantes do Governo do Estado para discutir ações diante da proliferação de casos da doença em todas as regiões do Ceará.

Sob a condução do presidente da entidade, Júnior Castro, o encontro online aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), reunindo cerca de 150 participantes, entre prefeitos e secretários municipais. A iniciativa contou com a participação da secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Estado, Magda Almeida; do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron; e do comandante da Polícia Militar no Estado, coronel Márcio Oliveira.

O presidente da Aprece, Júnior Castro, explicou que a intenção da Aprece ao realizar o encontro foi apoiar as gestões municipais cearenses no atual e delicado momento de agravamento da pandemia. Ele enfatizou a importância de discutir questões como o acesso e a distribuição das vacinas; o apoio do poder público estadual nas ações de fiscalização e controle realizada pelos municípios; bem como as principais medidas a serem tomadas diante da necessidade de intensificação do isolamento social.

A representante da Sesa no encontro fez uma apresentação (acesse AQUI) sobre o cenário epidemiológico da Covid-19 no Ceará, apresentando indicadores sobre a situação da pandemia no território cearense em 2021. Magda Almeida detalhou informações sobre os casos detectados e suspeitos, bem como os números de óbitos de todas as Regiões de Saúde e áreas descentralizadas. Na oportunidade, ela falou sobre os dados do IntegraSus, tirando dúvidas e dando esclarecimentos sobre a ocupação de leitos e respondendo aos questionamentos dos gestores municipais presentes.

Sobre o apoio do Governo do Estado no trabalho realizado pelos municípios para garantir o isolamento social necessário no atual momento da pandemia, Júnior Castro ressaltou a importância de uma ação articulada entre as prefeituras e a Secretaria de Segurança Pública de Defesa Social.

O secretário da SSPDS, garantiu todo o suporte necessário para auxiliar as gestões municipais nas ações de fiscalização para o cumprimento das medidas sanitárias. De acordo com ele, todos os comandos locais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros já foram orientados a dar todo o auxílio necessário para os órgãos municipais e às prefeituras.

“Sugerimos que os prefeitos ou secretários marquem reuniões com os comandos locais para planejar as ações e os trabalhos conjuntos. Já autorizamos recursos para o pagamento de horas extras para que o pessoal consiga trabalhar durante as folgas e, com isso, a gente possa aumentar a presença do Estado no apoio à fiscalização”, afirmou Sandro Caron, salientado que o foco principal do policiamento é orientação para que as pessoas sigam as medidas e, só no caso de recusa, sejam conduzidas às delegacias locais.

O coronel Márcio Oliveira também colocou a Polícia Militar do Ceará à disposição para o trabalho em parceria com o poder público municipal, frisando que os comandos foram orientados a envidar todos os esforços necessários para o cumprimento dos decretos municipais. Segundo o comandante da PM/CE, todas as frações de tropa estão distribuídas nas mais diversas vertentes de atuação para contribuir com a não disseminação do coronavírus nos municípios.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Veja Mais