Últimas Notícias


Aprece participa do lançamento da nova edição do Guia sobre Direitos da Pessoa com Deficiência
Home Últimas Notícias Aprece participa do lançamento da nova edição do Guia sobre Direitos da Pessoa com Deficiência

A Aprece marcou presença, na última quarta-feira (3), no lançamento da 2ª edição do Guia sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). A entidade foi representada pelo diretor de Relações Institucionais, Expedito Nascimento, reforçando seu compromisso com a defesa da inclusão, da cidadania e do fortalecimento das políticas públicas municipais voltadas às pessoas com deficiência.

Realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, o encontro celebrou os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e apresentou avanços significativos no Sistema de Direitos e Garantias da Pessoa com Deficiência no Ceará. Além do lançamento do Guia, o MPCE destacou resultados de ações exitosas e reconheceu municípios que têm se destacado na promoção, proteção e garantia desses direitos.

Ao representar o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, o subprocurador-geral Jurídico do MPCE, Plácido Rios, comemorou os progressos institucionais. Ele lembrou que o Ministério Público assinou, há quase uma década, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que determinou a adequação das edificações públicas às normas de acessibilidade. “Hoje essa postura é realidade”, enfatizou.

A promotora de Justiça e coordenadora do Caocidadania, Camila Leitão, destacou a importância da parceria com os municípios. “A presença e participação deles reafirma o compromisso com a sociedade e com um MP mais inclusivo, acessível e inovador”, afirmou. O promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Caocidadania, Hugo Porto, reforçou que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária depende do fortalecimento coletivo das políticas de inclusão.

Entre os participantes da mesa de abertura estiveram ainda representantes de instituições estaduais, municipais e da sociedade civil, incluindo o representante da Aprece, cuja presença simbolizou o diálogo contínuo entre o Ministério Público e os municípios cearenses. Para Expedito Nascimento, o acompanhamento e apoio da Aprece a iniciativas dessa natureza são fundamentais para qualificar a gestão municipal e ampliar o acesso a direitos em todo o território cearense.

Programação

A programação contou com palestra magna do professor da Universidade de São Paulo (USP), Luciano Vieira de Araújo, que abordou o tema “Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes no Processo Inclusivo da Pessoa com Deficiência”. Em seguida, o MPCE certificou municípios participantes dos projetos “Sentidos à Educação” e “Horizontes do Saber”, entre eles Aracoiaba, Barreira, Caridade, São Luís do Curu e Umirim.

Foram certificados também 17 municípios que concluíram as etapas de fortalecimento e/ou implantação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no âmbito do projeto Conselhos em Rede. O evento foi encerrado com apresentação musical do quarteto do Projeto Sonoridades SESC.

A iniciativa foi promovida pelo MPCE, por meio do Caocidadania e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e de instituições parceiras.

Compartilhe:
Veja Mais