Últimas Notícias
Aprece inicia série “4 Primeiros Meses de Gestão” com debate sobre Saúde
Home Últimas Notícias Aprece inicia série “4 Primeiros Meses de Gestão” com debate sobre Saúde

 

Foi iniciada, na última quinta-feira (11), no Canal Aprece Ceará no YouTube, a série “4 Primeiros Meses de Gestão”. A iniciativa levará semanalmente, por meio da Quinta com Debate, informações e dicas para os novos gestores municipais de todas as áreas, contribuindo com sua qualificação e de suas equipes nessa fase inicial da gestão.

A primeira edição da série teve como tema “As Orientações na Área da Saúde para os Novos Gestores Municipais.” Participaram do debate virtual a presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Cidade; a assessora técnica de Saúde da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Carla Albert; e o consultor em Saúde da Aprece e médico sanitarista, João Ananias Vasconcelos.

A importância e o papel do Sistema Único de Saúde, principalmente nesse momento de pandemia, foram abordados pelo representante da Aprece na Live. João Ananias fez um breve histórico do SUS e de seus desafios enquanto política pública.

Já a assessora da CNM falou sobre um dos maiores desafios para os gestores de saúde: o financiamento. Carla Albert apontou a importância dos gestores ficarem atentos a essa pauta e suas implicações na administração municipal, principalmente pelo legado e pelas implicações a pandemia – momento crítico em que as demandas e responsabilidades aumentaram consideravelmente, sem o devido crescimento dos recursos.

A presidente do Cosems/CE fez uma apresentação detalhada com as principais orientações para uma boa gestão e efetividade dos serviços de Saúde nos municípios. Entre outras questões importantes, Sayonara Cidade apontou prioridades como a observação dos planos municipais; a checagem do relatório de transição; a verificação dos sistemas de informação oficiais e as devidas atualizações cadastrais; destacando o dever estabelecido pela Lei de acesso a informação (Lei No 12.527/2011) de transparência. Acesse AQUI a apresentação completa.

Veja Mais