Coberturas
Aprece inicia Seminários Técnicos levando informação e capacitação para secretários municipais
Home Últimas Notícias Aprece inicia Seminários Técnicos levando informação e capacitação para secretários municipais

 

Promover a integração da Aprece com os secretários municipais cearenses para dialogar sobre o papel da entidade no apoio às administrações municipais, fomentando o fortalecimento da rede colaborativa em cada área que compõe a gestão pública local. Com esse objetivo, foram iniciados, na última terça-feira (2), os Seminários Técnicos da Aprece, por meio de encontros online específicos, que acontecerão semanalmente até o próximo dia 6 de abril.

O primeiro seminário contemplou as áreas Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A abertura do encontro, realizado no período da manhã, foi feita pelo vice-presidente da Aprece, Zé Helder, que justificou a ausência do presidente Júnior Castro, que estava em Brasília, em missão institucional. Zé Helder ressaltou a importância da realização dos Seminários Técnicos, frisando o papel do associativismo no desenvolvimento municipal e a atuação articulada e integrada da Aprece nessa missão.

Após as explanações sobre o trabalho realizado pela entidade municipalista ao longo dos últimos 53 anos e a atuação específica nas diversas áreas, dois palestrantes convidados garantiram capacitação técnica para as dezenas de secretários municipais presentes. O Fiscal Estadual Agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Dimas Oliveira, fez uma palestra sobre o Guia de Trânsito Interno de Vegetais – GTIV (acesse o material AQUI). Já o presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará, Elano Damasceno, falou sobre Licenciamento Ambiental nos Municípios.

Educação

O segundo Seminário Técnico da Aprece aconteceu também na terça-feira (2), no período da tarde, sendo direcionado aos gestores municipais de Educação. A abertura também foi feita pelo vice-presidente da entidade, que é professor e acolheu os participantes, lembrando que é fundamental debater soluções para as dificuldades nos municípios na área, principalmente diante dos inúmeros prejuízos pedagógicos e desafios gerados nesse período de pandemia.

A palestra técnica do segundo Seminário, foi proferida pelo consultor econômico da Aprece, André Carvalho, que fez uma completa e pertinente apresentação sobre o Novo Fundeb, detalhando os aspectos mais importantes da Lei 14.113, de 2020 – EC 108/20 (acesse o material AQUI). Os secretários municipais de Educação presentes, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e dar sugestões para colaborar com o futuro trabalho da Aprece na área, seja por meio de orientações ou capacitações específicas.

Institucional

Os dois seminários contaram com apresentações detalhadas sobre o trabalho da Aprece em favor dos municípios cearenses ao logo dos últimos 53 anos. A coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece), Helderiza Queiroz, falou sobre cada setor da entidade, apresentando os profissionais responsáveis e esclarecendo sobre a atuação de cada um.

A coordenadora técnica da  Aprece, Rafaele Saraiva, também fez uso da palavra e especificou o trabalho de cada área, falando sobre o papel das Redes Técnicas da entidade que, nos últimos anos, intensificaram a troca de informações, a comunicação e o repasse de orientações técnicas para os municípios.

O seminário da manhã contou, ainda, com a explanação do analista em Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Aprece, Daniel Saraiva. Já o da tarde, teve a participação da analista em Educação da entidade, Ana Vládia Cosmo.

As gravações de todos os Seminários Técnicos da Aprece estão sendo disponibilizadas no canal da entidade no YouTube. No entanto, a participação dos secretários em cada encontro é fundamental para garantir a ampla participação de cada município, fomentando o debate amplo e efetivo.

As inscrições seguem abertas. Clique AQUI e garanta presença nos futuros encontros.

 

Veja Mais