Últimas Notícias
Aprece e Caixa encerram com sucesso seminários para GMCs
Home Últimas Notícias Aprece e Caixa encerram com sucesso seminários para GMCs

 

Em parceria com a Caixa Econômica Federal, a Aprece encerrou, na última terça-feira (15), a série de três edições do Seminário “As Atribuições dos Gerentes Municipais de Contratos e Convênios (GMC)”. A primeira turma foi capacitada no dia 1º de junho e a segunda no dia 8. Ao todo, 82 municípios cearenses tiveram 142 colaboradores participando da capacitação, cujo objetivo foi abordar temas relativos ao papel do GMC, sua relação com a Caixa e suas atribuições no município.

O Seminário buscou reforçar o papel do GMC e demonstrar como sua atuação em parceria com a Caixa é importante para as concretizações de políticas públicas. Durante os três encontros promovidos pela iniciativa foram abordados conteúdos que contribuem para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais necessárias para a gestão estratégica de convênios e contratos. Nas capacitações também foram apresentadas formas de acesso a recursos pelos municípios e soluções Caixa para as necessidades dos entes públicos.

Durante as palestras, focadas nesse contato fundamental nessa fase ainda inicial das atuais gestões municipais, muito foi falado sobre a função do GMC – colaborador da prefeitura designado pelo prefeito para atuar como ponto focal no relacionamento com a Caixa, de quem recebe toda a capacitação necessária. Os participantes tiveram a oportunidade de entender que, em parceria com a instituição, esses gerentes tem o papel de prospectar, viabilizar e gerar convênios e contratos, facilitando a comunicação e promovendo a articulação entre as secretarias, órgãos e demais setores da administração pública municipal.

Também foram apresentadas boas práticas de sucesso na área. Em cada turma, o GMC de um município diferente falou sobre as dificuldades superadas e os sucessos conquistados na execução da função. Nesses depoimentos ficou evidenciada a importância da capacitação constante e apontadas as possibilidades de uma atuação articulada e fluida dentro da gestão, de modo a otimizar os processos inerentes ao trabalho, garantindo agilidade e qualidade a eles.

O gerente de filial da Gerência Negocial e Executiva de Governo (Gigov) em Fortaleza da Caixa Econômica Federal, Márcio Gonçalves Gonçalez, agradeceu a Aprece pela realização e ampla divulgação do evento e pela parceria constante em todas as ações realizadas pela instituição financeira junto aos municípios cearenses. De acordo com ele, a iniciativa buscou exatamente aproximar a Caixa das gestões municipais nesse início de gestão, por meio dos GMCs, e isso foi alcançado com muito sucesso. No encerramento do Seminário, a coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece), Helderiza Queiroz, afirmou que esses foram apenas os primeiros de muitos momentos de capacitação que ainda estão por vir, ainda esse ano, em ação conjunta Aprece e Caixa. Os participantes do Seminário receberão nos e-mails cadastrados no ato de inscrição, a gravação do evento e os arquivos de todas as apresentações feitas, além, é claro, do certificado.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Veja Mais