Coberturas
Antônio Henrique só definirá Mesa Diretora após Sarto indicar nomes para secretarias e liderança do Governo
Home Últimas Notícias Antônio Henrique só definirá Mesa Diretora após Sarto indicar nomes para secretarias e liderança do Governo

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), está aguardando que o prefeito Sarto escolha os nomes da liderança do Governo na Casa e indique aqueles vereadores que assumirão secretarias da nova gestão para formalizar a chapa que concorrerá à nova Mesa Diretora do Legislativo da Capital cearense. PDT, PSB, Cidadabia, PT e bloco de oposição querem participação no grupo.

O partido do prefeito Sarto, o PDT, que elegeu dez vereadores para  a próxima Legislatura, tende a ficar com três vagas na Mesa Diretora. O principal assento, o do presidente, ficará com Antônio Henrique, que desde o término das eleições municipais, em novembro passado, já vem trabalhando sua reeleição e formação de uma chapa de consenso, inclusive, com participação de membro da oposição.

A vice-presidência deve permanecer com Adail Júnior (PDT), que vem assumindo a função reiteradas vezes nas últimas legislaturas.  A segunda vice-presidência também deve ficar com o partido, segundo informações da Casa. Um dos nomes que tem pleiteado a vaga é a vereadora eleita Ana Paula Brandão, única mulher eleita pela sigla pedetista.

No entanto, a bancada oposicionista, formada por nove membros na Casa, também tem se interessado por essa vaga na Mesa Diretora. O nome, depois de diálogo entre o grupo e o presidente Antônio Henrique já foi fechado. Julierme Sena deve ser o nome oposicionista na chapa. A posição que ele deve ocupar, porém, ainda está em aberto.

PSB, Cidadania e agora o Partido dos Trabalhadores (PT) também negociam espaço na Mesa Diretora. Cada uma das legendas elegeu três vereadores para a próxima Legislatura. A todos que têm demonstrado interesse em participar do grupo Antônio Henrique tem pedido paciência, uma vez que ele aguarda os nomes que o prefeito Sarto deve indicar para a liderança do Governo na Casa bem como para seu secretariado.

Somente após a escolha do prefeito é que Antônio Henrique deve acomodar os membros desses partidos na Mesa Diretora.  O prefeito eleito de Fortaleza, Sarto, deve repassar as informações ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza até a próxima terça-feira (29), e a partir daí o chefe do Legislativo da Capital cearense terá dois dias para formalizar a chapa da Mesa Diretora que vai ser escolhida por votação secreta, no próximo dia 1º de janeiro.

A composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal é a seguinte: Presidência, 1ª Vice-Presidência, 2ª Vice-Presidência, 3ª Vice-Presidência, 1° Secretaria, 2ª Secretaria,  3ª Secretaria e 3 Vogais. Na Legislatura que passou o PDT possuía quatro assentos no grupo. PRTB, PPL, PR, PTC, PSD e MDB tinham um representante cada.

Veja Mais