Coberturas
Aluna de São Benedito é vencedora do concurso “Redação Enem: chego junto, chego a 1.000”
Home Últimas Notícias Aluna de São Benedito é vencedora do concurso “Redação Enem: chego junto, chego a 1.000”

FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.11.2019: Evento de premiação do Concurso Redação Enem: Chego Junto Chego a 1000 - 2019 no Espaço de Cultura e Arte O POVO (Foto: Sandro Valentim/O POVO)

 

Estudantes da rede estadual de ensino do Ceará conheceram na manhã da última quarta-feira, 13, os vencedores do concurso “Redação Enem: chego junto, chego a 1.000!”. Depois de avaliar mais de 40 mil textos dissertativo-argumentativos, a iniciativa, resultante de parceria entre a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), premiou as três melhores redações do Estado com notebooks.A celebração aconteceu no Espaço O POVO de Cultura & Arte.

A grande vencedora do dia foi Letícia de Carvalho Albuquerque, 17. No momento da premiação, a estudante da EEEP Isaías Gonçalves Damasceno, de São Benedito, leu a redação feita por ela para o concurso e conseguiu impressionar os presentes na cerimônia.

Os prêmios aos ganhadores foram entregues pela presidente do Conselho Curador da FDR, Luciana Dummar, e pela secretária estadual da educação do Ceará, Eliana Estrela.

Antes desse momento de encerramento do ano, na etapa regional, 23 alunos ganharam um celular cada. Professores orientadores desses discentes receberam smartphones.

No total, 21.360 alunos concorrentes de 427 unidades educacionais no Estado produziram textos. O público-alvo do concurso foram alunos do 3º ano do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O direcionamento para o material foi dado a partir de inforreportagens publicadas no o Povo por cinco semanas entre agosto e setembro de 2019.

Em cada uma dessas publicações foi abordado um tema diferente. A premiação dos três melhores foi acirrada. Com diferença de 20 pontos da primeira colocada. O segundo e o terceiro lugar foram decididos após uso do critério de desempate para a produção com menor quantidade de erros gramaticais. Dentre os cinco temas propostos, “O desafio de preservar os direitos da população indígena no Brasil” foi o sorteado para dele serem avaliadas e escolhidas as três melhores redações do Estado.

O Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! faz parte do programa Enem MIX de preparação e motivação dos alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja Mais