Últimas Notícias
Aldeia Rajado, em Monsenhor Tabosa, recebe nova escola indígena do Governo do Ceará
Home Últimas Notícias Aldeia Rajado, em Monsenhor Tabosa, recebe nova escola indígena do Governo do Ceará

A Escola Indígena Aba Katu, que significa índio bom, na etnia Tabajara, foi inaugurada nesta quinta-feira (3) pelo governador Camilo Santana.

Para construir, equipar e mobiliar a unidade de ensino da aldeia Rajado foram investidos R$ 2 milhões, com recursos do Governo do Ceará e da União. São quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, dependências administrativas, salas de professores, cozinha e área própria para práticas indígenas.

Com capacidade de até 480 alunos são ofertados Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental (anos finais) e Médio.

O Projeto Pedagógico da escola busca resgatar princípios morais e éticos, por meio de uma educação contextualizada e interdisciplinar, com base no saber e bom viver cultural.

Para isso, usa teorias e práticas da agricultura familiar voltadas ao desenvolvimento sustentável, cultural, tradicional, social, político, econômico e profissional.

O governador Camilo Santana e sua comitiva foram recebidos de acordo com as tradições indígenas, com celebrações à base de dança tradicional, música cantada e muita comemoração. Ele ainda protagonizou um momento simbólico, ao plantar uma muda de árvore na entrada da escola.

De acordo com Camilo Santana, a inauguração do equipamento e o investimento em outras ações no município são formas de investir na educação dos jovens e de alavancar a educação do estado.

Compartilhe:
Veja Mais