Coberturas
Aldeia Rajado, em Monsenhor Tabosa, recebe nova escola indígena do Governo do Ceará
Home Últimas Notícias Aldeia Rajado, em Monsenhor Tabosa, recebe nova escola indígena do Governo do Ceará

A Escola Indígena Aba Katu, que significa índio bom, na etnia Tabajara, foi inaugurada nesta quinta-feira (3) pelo governador Camilo Santana.

Para construir, equipar e mobiliar a unidade de ensino da aldeia Rajado foram investidos R$ 2 milhões, com recursos do Governo do Ceará e da União. São quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, dependências administrativas, salas de professores, cozinha e área própria para práticas indígenas.

Com capacidade de até 480 alunos são ofertados Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental (anos finais) e Médio.

O Projeto Pedagógico da escola busca resgatar princípios morais e éticos, por meio de uma educação contextualizada e interdisciplinar, com base no saber e bom viver cultural.

Para isso, usa teorias e práticas da agricultura familiar voltadas ao desenvolvimento sustentável, cultural, tradicional, social, político, econômico e profissional.

O governador Camilo Santana e sua comitiva foram recebidos de acordo com as tradições indígenas, com celebrações à base de dança tradicional, música cantada e muita comemoração. Ele ainda protagonizou um momento simbólico, ao plantar uma muda de árvore na entrada da escola.

De acordo com Camilo Santana, a inauguração do equipamento e o investimento em outras ações no município são formas de investir na educação dos jovens e de alavancar a educação do estado.

Veja Mais