Coberturas
AL discute nesta terça os desafios e avanços da febre aftosa no Ceará
Home Últimas Notícias AL discute nesta terça os desafios e avanços da febre aftosa no Ceará

Imagem relacionada

A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa realiza audiência pública, nesta terça-feira (19/11), a partir das 14h30, para debater os desafios e avanços em relação à febre aftosa no Ceará. O evento atende a requerimento do deputado Evandro Leitão (PDT) e acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

Para o parlamentar, a febre aftosa é uma das doenças dos animais com maior índice de contaminação e causa grandes perdas econômicas aos pecuaristas. “O Estado recebeu, em maio de 2014, o reconhecimento internacional da Organização de Saúde Animal (OIE) como estado livre da febre aftosa, com vacinação”, salienta.

Evandro Leitão assinala, porém, que o Ceará tem uma meta de tornar o rebanho livre da doença, sem vacinação. Segundo o deputado, para isso a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) iniciou um plano estratégico elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Este plano contempla as ações propostas e os desafios que deverão ser cumpridos, sendo de suma importância a participação de todas as instituições estaduais, secretarias municipais de agricultura e pecuária, conselhos, profissionais autônomos, para atender as exigências do Mapa”, avalia o parlamentar.

Estão convidados para participar da audiência o representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), José Antunes Fonseca da Mota; o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Rodrigo Diógenes; o coordenador de Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA/CE), Márcio Peixoto; além do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antônio Rodrigues de Amorim; a presidente da Adagri, Vilma Freire; dentre outras autoridades.

Veja Mais