Últimas Notícias


Acrísio Sena propõe transformar a panelada em patrimônio cultural do Ceará
Home Últimas Notícias Acrísio Sena propõe transformar a panelada em patrimônio cultural do Ceará

A panelada, um dos pratos mais tradicionais e queridos da culinária cearense, pode se tornar oficialmente patrimônio cultural, gastronômico e imaterial do Ceará. Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 00462/2025, de autoria do deputado estadual Acrísio Sena (PT), que busca reconhecer o valor histórico e identitário do prato para o povo cearense.

Segundo o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo preservar e valorizar a tradição popular, além de fortalecer a cultura alimentar como um importante vetor de desenvolvimento econômico e turístico no estado.

“A panelada reflete a tradição e o pertencimento cultural dos cearenses. É mais que um prato: é um símbolo da nossa identidade e da nossa história”, afirmou Acrísio Sena.

Presente em mercados, quiosques e restaurantes de todas as regiões do estado, a panelada atrai moradores e turistas e movimenta a economia local. O projeto também solicita que, após a sanção da lei, uma cópia seja encaminhada à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), ampliando a visibilidade do prato em nível nacional.

Compartilhe:
Veja Mais